TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexível

Exames: Síntese Reflexível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Síntese Reflexível

Considerando as reflexões da história “As Tranças de Bintou” e o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades praticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Natureza e Sociedade: Elaborar um desfile com a turma tendo como finalidade, trabalhar a diversidade, discutir a respeito das diferenças e possibilitar o respeito e dando valor à identidade de todos. Pedir para as crianças trazer roupas que elas usam em sua casa como: pentes, escovas para cabelo, enfeites, etc. Organizar a turma para assistir ao vídeo “As Tranças de Bintou”. Realizar uma discussão sobre as diferenças de cada um, ao final estabelecer a posição dos alunos para o desfile com diversas variedades de roupas, penteados, etc. Avaliar observando a participação, interesse na execução das atividades.

Para a área de Artes e musica: Criação de um tambor com latas de tintas pequenas, tendo como objetivo o melhoramento da capacidade de invenção, exercer a musicalidade e as cores. Levar para a sala um tambor, papel de várias cores e composição, latas de tintas pequenas vazias, cola, tinta, tesoura, etc. Ao narrar o conto separar os objetos a ser descoberto, criando um ambiente acolhedor para a socialização do assunto. Expor o tambor permitindo sua exploração das (cores, som, textura, forma, tamanho, etc.). Por as crianças para fazerem seus tambores com as latas: forrando, pintando, colocando os desenhos, desenhando, sentindo, sentindo novas emoções. A avaliação acontecerá durante o desenrolar das atividades, o empenho, interação e assimilação dos conteúdos.

Para a disciplina de Alfabetização II: Jogos de desvendar palavras com a finalidade de melhorar a leitura, a caligrafia e a oralidade. Posicionar os alunos em uma roda para a realização da leitura do conto “As Tranças de Bintou” em voz alta e solicitar que os alunos narrem a historia de acordo o que entenderam a história e separem algumas palavras; escreva – as em pedaços de papel e os coloquem em uma caixinha. Tirar pela sorte uma palavra por vez e fazendo traços no quadro de acordo ao número de letras da palavra sorteada. Os alunos irão falar as letras até desvendar a palavra secreta. O aluno que desvendar será o próximo a fazer o sorteio e assim sucessivamente até terminar todas. A avaliação será por meio de analise da produção e conduta dos educando durante a execução da atividade.

Para a disciplina de Matemática: Calcular e assemelhar elementos do texto. Tendo como objetivo desenvolver e ampliar conceitos matemáticos, empregar ideias (maior, menor, grosso, fino, largo, estreito, alto, baixo) e quantidades. Dar uma copia do conto para cada um realize a leitura e o modifiquem. Criar uma tabela confrontando e calculando os elementos do texto: tamanho, quantidade, etc. No tempo de preenchimento da tabela, levantar questões discursivas sobre os elementos do texto, confrontando elementos do texto com a que existe efetivamente. A avaliação será forma continua, observando a assimilação ou não dos conteúdos.

Considerações Finais

Pode - se constatar que a abordagem integrada da aprendizagem a partir de conhecimentos científicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com