TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Sobre O Animismo

Artigo: Síntese Sobre O Animismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  1.360 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

CENTRO DE BIOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO: PSICOLOGIA (1º PERÍODO) – TURMA A

DISCIPLINA: RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

PROFESSOR: JORGE SESARINO

ALUNO: X

O conceito de Animismo refere-se à ideia de que “a vida animal é produzida por uma alma imaterial”. É a percepção de objetos inanimados como se tivessem vida, sentimentos, intenções. Tal percepção é fenômeno comum tanto às crianças como aos adultos, e depende, em sua origem, da sensibilidade de cada pessoa para as “propriedades fisionômicas” dos objetos e acontecimentos.

O termo Animismo foi proposto pelo antropólogo inglês Sir Edward B. Taylor, em 1871, na sua obra Primitive Culture, dizendo respeito à manifestação religiosa na qual se atribui a todos os elementos do cosmos, a todos os elementos da natureza, a todos os seres vivos e a todos os fenômenos naturais. Seria um principio de vida, uma essência.

O termo ânima abrange inúmeros conceitos, e possui diversos significados que vão desde a visão cosmocêntrica – como a ideia de energia –, até a teocêntrica – que se refere à alma.

Consequentemente, segundo o Animismo, todos os elementos possuiriam sentimentos, emoções, vontades ou desejos, e até mesmo inteligência. Em resumo, os cultos animistas alegam que: “Todas as coisas são vivas, conscientes, têm ânima”.

Em Psicofisiologia o fenômeno do Animismo continua sendo a atribuição de características vivas, animais ou humanas a todas as coisas.

O animismo, na psicologia infantil, dito de maneira bem simples, designa uma maneira de dar vida aos objetos, de enxergar e se relacionar com a “alma” ou essência das coisas. A principal diferença entre o mundo adulto e o da criança não está na presença ou ausência desses “atributos fisionômicos” ou em suas percepções, mas na proporção que geralmente ocupam no conjunto de sua experiência perceptiva.

O Animismo é a base de algumas religiões, como as Politeístas, o Xintoísmo, as Africanas etc. E a sua compreensão é de grande importância para a compreensão das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com