TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HISTORIA

Artigo: TRABALHO DE HISTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

1. Disserte sobre o Wilhelm Wundt e suas principais contribuições.

Wilhelm Wundt (Pai da Psicologia), ele fundou a Psicologia em 1879, instalou o primeiro Laboratório, lançou a primeira revista e deu início á psicologia experimental como CIÊNCIA.

Ele propôs 2 psicologias a Cultural e Experimental:

Cultural que tratou de várias etapas do desenvolvimento mental humano manifestado pela linguagem, nos mitos, nos costumes;

Experimental: que tratou as funções mentais mais simples, como a sensação e apercepção, deviam ser estudadas por meio de laboratório.

Wundt definiu como objeto de estudo a Consciência – Experiências imediatas - método introspecção, quantitativo.

Ele acreditava no papel ativo da consciência em organizar o próprio conteúdo; ao que chamava de Voluntarismo.

Apercepção é um processo de organização dos elementos mentais, este processo de reorganização dos elementos mentais formam uma unidade – chamada Síntese Criativa.

Nossa consciência não atua sobre sensações e sentimentos básicos que experimentamos, ao contrário a mente atua nesses elementos de forma criativa para compor uma unidade.

Definidos o objeto de estudo para nova ciência Wundt traçou sua metas:

Analisar os processos conscientes, utilizando-se dos seus elementos básicos;

Descobrir como esses elementos eram sintetizados e organizados;

Determinar as leis da conexão que regiam organização dos elementos.

Herança de Wundt

Uma pesquisa conduzida por 49 historiadores americanos de psicologia 70 anos após sua morte revelou que ele ainda era considerado o psicólogo mais importante de todos os tempos, uma constatação honrosa para um estudioso cujo sistema já havia sido esquecido há muito tempo.

2. Discorra brevemente sobre Titchener e o Estruturalismo.

Foi o principal discípulo de Wundt.

Titchener inaugura o Estruturalismo.

Seu foco principal eram os conteúdos ou elementos mentais. Para ele a função da psicologia experimental era descobrir as estruturas da consciência, analisando as partes que a compõe. Daí deriva o nome Estruturalismo.

Seu objeto de estudo foi a experiência consciente como dependente do sujeito.

O método que utilizou foi a introspecção ou auto-observação.

A diferença de Wundt, queria um relato qualitativo e subjetivo.

Para Titchener, a Consciência é a soma das experiências existentes em determinado momento. E a Mente é a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo.

3. Explique as diferenças do foco entre Titchener e Wundt.

Titchener queria que o relato de seus observadores fossem qualitativos, subjetivos e detalhados, enquanto que o foco de Wundt eram as mensurações quantitativas e objetivas, e estava interessado em analisar a síntese dos elementos mediante a apercepção, ao passo que Titchener descartava esta doutrina.

Titchener enfatizava as partes. Wundt focava-se no todo.

4. Disserte sobre o Francis Galton e suas principais contribuições.

Francis Galton (1822-1911), antropólogo, meteorologista, matemático e estatístico Inglês, tinha seu QI acima da média. Era primo do notável Charles Darwin. Foi pioneiro na utilização de métodos estatísticos para o estudo das diferenças e heranças humanas da inteligência. Utilizava questionário e pesquisas para coletar dados sobre as comunidades humanas, obtendo informações genealógicas e biográficas de seus estudos.

Sua primeira grande contribuição para a psicologia foi HEREDITARY GENIUS (o gênio herdado-1869), pois sustentava o conceito de que homens notáveis teriam filhos notáveis.

Galton deu origem ao conceito dos testes mentais, ele acreditava que a inteligência poderia ser medida com base na capacidade sensorial individual, ou seja, as pessoas mais inteligentes teriam os estudos mais aguçados.

5. Defina e explique o conceito do Termo EUGENIA, criado por Francis Galton em 1883.

A Eugenia surgiu através do conceito de que os homens notáveis, teriam filhos notáveis, que para Galton significa Bem nascido, ideia da melhora de determinada espécie através da seleção artificial. A Eugenia tinha o objetivo de incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis ou mais aptos na sociedade e desencorajar o nascimento de inaptos.

Ele argumentava que os seres humanos, poderiam ter características melhoradas mediante a seleção artificial. Na sua teoria as pessoas com "talento" deveriam ser selecionadas e cruzadas com outras também de grande capacidade intelectual, com isso, após vários cruzamentos sugeria uma raça humana extremamente talentosa.

6. Francis Galton criou os testes mentais, explique.

Testes de habilidade motora e capacidade sensorial (os testes de inteligência usam medições mais complexas de habilidade mental; ele imaginava que a inteligência podia ser medida com base na capacidade sensorial do individuo).

Em prol de embasar suas teorias, Galton procurava maneiras de quantificar os dados e analisá-los estatisticamente. Seus esforços estatísticos culminaram na criação da correlação. Trabalhava com a diversidade de associação de ideias. Como? Caminhava em uma rua, concentrando sua atenção em um objeto, até se lembrar de algo que ele pudesse associar. Acreditava que as associações diziam respeito a vivencias passadas(lembranças) inclusive de coisas que pensava ter esquecido.

Criou também o tempo de reação (o tempo necessário para a produção de associações). Como? Formulou o seguinte teste: preparou uma lista de 75 palavras e escreveu cada qual em uma tira de papel. Depois de uma semana, leu uma palavra de cada vez e, com um cronômetro, registrou o tempo que levou para produzir associações. A tarefa seguinte era identificar a origem dessas associações. Identificou cerca de 40% dos acontecimentos da infância e adolescência, demonstrando como experiências da infância podiam influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com