TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PSICOLOGIA

Por:   •  20/9/2013  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 9

Unidade de Salvador – Bahia

Curso de Serviço Social

Psicologia Social

Arleide Souza de Castro e Silva- RA: 388575

Ivana Ribeiro Araújo da Cruz- RA: 389763

Jenilce da Conceição Mendes- RA: 402095

Railda Silveira Santos- RA: 390492

Rubinalva da Silva Santos - RA: 394070

Atividade Prática Supervisionada

Professor (a): Lindolfo A. Martelli

Tutor (a) a Distância: Adriana Sideli Bispo Alves

Tutor (a) Presencial: Martha Verônica da Silva

Salvador, 2013.

DESEQUILÍBRIO SOCIAL E HUMILHAÇÕES VIVIDAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

RESUMO

A igualdade entre classes é o que deseja todo discriminado e todos aqueles que desejam uma sociedade mais humana e mais justa. Na sociedade em que vivemos o uniforme ou o cargo que possuímos fazem grande diferença, devido essa desigualdade o homem se retrai vivenciando um forte sentimento de submissão e humilhação. A humilhação social corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia a partir da desigualdade de classes. A invisibilidade social provoca sentimentos de desprezo e humilhação em indivíduos que com ela convivem. Ser invisível aos olhos da sociedade pode levar a pessoa ao processo depressivo causando sérios traumas ao indivíduo. ”Aparecer” é ser importante para a espécie humana isso significa ser valorizado de alguma forma, e isso é parte integrante da nossa passagem pela vida , onde temos que ser alguém.

PALAVRAS-CHAVE: Igualdade, desigualdade, humilhação

1-INTRODUÇÃO

O desequilíbrio social é um problema que afeta a maioria dos países principalmente o tido como subdesenvolvidos. Aqui no Brasil é gritante o nível de desigualdade que atinge a população, prejudicando o crescimento de forma igual da sociedade, uma desigualdade social está associada a um grau desigual de acesso a bens, serviços e oportunidades, cuja raiz explicativa se encontre nos próprios mecanismos da sociedade. Desigualdade social é quando em uma determinada sociedade alguns grupos se encontram em situações que se julgam mais vantajosas do que outras.

A ascensão social se definiu a partir de um homem subjugando o outro, utilizando-se quase sempre injustamente da força de trabalho e habilidades alheias para conquistar riquezas e se estabelecer. O respectivo trabalho tem como finalidade abordar as questões existentes em nível de desigualdade social existente em nosso país, como também mostrar a realidade de como os indivíduos que vivem de forma descriminada, seja por não ter recursos suficientes de subsistência, por ser desvalorizados em sua condição profissional ou por não terem um nível cultural estabelecido pela sociedade e se submeterem a trabalhos subalternos e desqualificados.

2-HUMILHAÇÃO SOCIAL-UM PROBLEMA POLITICO EM PSICOLOGIA

No texto do Autor José Moura relata a questão da desigualdade social que ao longo do tempo vem a oprimir a população de nosso país. A humilhação social sempre acontece em uma situação de desigualdade em que o primeiro deprecia, rebaixa , fere a auto-estima do segundo e o trata como subalterno sem que haja reciprocidade. Segundo Ansart (2005) a ausência de reciprocidade é fundamental para caracterizar a situação de humilhação social , assim como o sofrimento daquele que é vitima, um sofrimento que atinge o intimo do sujeito, afeta seu auto-conceito e sua dignidade humana e que não é digerido nem compreendido pelo humilhado. Para Gonçalves Filho (2004) a humilhação social atinge de tal forma a determinados grupos que pode ser considerada como traumática. O autor resgata a história do Brasil e relembra as humilhações sofridas pelos escravos. Junto com o golpe físico os escravos recebiam o golpe moral rebaixando sua condição humana , com a “liberdade” auferida aos escravos pôs o fim a violência física mas a violência moral ainda é sofrida até hoje pelos seus descendentes e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »