TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarabalho De Comex

Resenha: Tarabalho De Comex. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Resenha  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

O Produto escolhido em questão é tabuas de madeira de pinus da espécie pinus elliotti , madeira retirada de um tipo de arvore originária dos Estados Unidos e Canadá, porém cultivada em grande escala em nosso país, o produto seria destinado a construção civil entre outras demandas que utilizem madeira. O país exportado escolhido é o Japão, cujo a região é deficiente de madeira e mesmo assim utiliza muito essa matéria prima para inúmeras situações, inclusive na construção de casas a prova de terremotos, outra questão seria a concorrência favorável, haja visto que o Brasil é o maior exportador de madeira dessa espécie, pois a mesma não se reproduz tão facilmente em outras regiões como aqui. Além do mais, devido a escassez no país de destino, a madeira aqui negociada, amplia seu valor em mais de cinco vezes no país asiático dando mais lucros ao vendedor.

O Brasil figura como o maior exportador mundial de Pinus em geral. O sul e sudeste do país concentram a maior parte de suas florestas. Sua área total é de 1,8 milhão de hectares plantados, sendo o Paraná o maior produtor com um terço do total.

O consumo de toras de Pinus no Japão aumentou significativamente na última década. Em 1990, seu consumo era de 5 milhões de metros cúbicos e saltou para a marca de 12 milhões de metros cúbicos no último ano. Isto representa uma taxa média de crescimento de mais que o dobro nos últimos anos.

Segundo dados da ABIMCI, em 1990 a produção de Pinus era de 120 mil metros cúbicos e aumento para 2,4 milhões de metros cúbicos em 2005, representando um crescimento de 1.950%. Estima-se que aproximadamente 3.150 empresas no Brasil utilizam Pinus nos seus processos produtivos.

A floresta de pinus é diferenciada pelo seu multiuso porque a mesma árvore, em seu ciclo, pode ser destinada à indústria laminadora, que a utiliza para fabricação de compensados; para a indústria de serrados, que transforma em madeira beneficiada ou é convertida em móveis; para a indústria de papel e celulose; para a indústria de MDF e, mesmo o seu resíduo, tem sido aproveitado como biomassa para geração de vapor e energia.

Na área de papel e celulose, que só trabalha com árvores de reflorestamento, o Pinus representa 30% das plantações. Ele é importante porque contribui com as fibras longas, imprescindíveis na fabricação de papéis, que exigem maiores resistências e melhor absorção de tinta. No caso dos compensados, estas espécies são responsáveis por 61% do volume anual produzido. Em relação aos móveis, a madeira de pínus domina a preferência das indústrias no mundo todo.

Entretanto, a Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS) faz um alerta: a demanda por madeira de pinus que está em 42 milhões de metros cúbicos, irá aumentar para mais de 80 milhões de metros cúbicos em 2020. Caso o plantio do Pinus não aumente no decorrer dos anos, o Brasil terá sérios problemas de escassez.

Apesar de possuir muitas virtudes e ser uma importante alternativa para o desenvolvimento de muitas regiões, a cultura do Pinus carece de estímulo governamental e sofre muitos ataques. São diversos os mitos sobre as culturas da espécie.

Nos três últimos anos, as importações de madeiras pelo Japão têm apresentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com