TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: A Obsolescência Programada

Por:   •  22/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Verônica Nascimento

CURSO: Psicologia - Maracanã

Tema: A obsolescência programada.

Já dizia o filósofo Zygmunt Bauman “Vivemos tempos líquidos, onde nada é para durar”. A partir disso, quando falamos em obsolescência programada estamos nos referindo a métodos produzidos por fabricantes para incentivar a compra de um novo produto mesmo que o seu antigo ainda funcione perfeitamente. Além disso, muita das vezes não há nenhuma grande diferença tecnológica em relação ao produto anterior. Hoje vemos isso frequentemente nas indústrias da moda, automobilística e tecnológica.

Todos nós estamos imersos nesse meio. Comprei um Iphone 6s em 2017 e sempre mantive todas as atualizações propostas em dia. Porém, com a última senti nítida diferença no tempo de duração da bateria do meu aparelho, sendo que a mesma era relativamente nova se tratando de um produto que nunca tinha sido usado, e também com uma lentidão fora do normal. Ao pesquisar, percebi que fazia pouco tempo do lançamento Iphone 7 e notei que tal atualização indiretamente estava limitando a vida útil do meu celular para que assim, comprasse um novo. Ou seja, somos influenciados a todo o momento a consumir cada vez mais.

A obsolescência está lado a lado do capitalismo. Para movimentar a economia não é vantajoso obter bens com longa duração de vida. Ou seja, estamos sempre desejando novos produtos para substituir o que já temos. A principal aliada desse movimento é a publicidade e propaganda que reforça essa ideia de consumismo exacerbado.

O âmbito psicológico também é afetado com a obsolescência programada uma vez que muitas empresas acabam se consolidando através das adversidades psicológicas das pessoas que querem obter cada lançamento da marca. Criando assim, um vício e colocando nas compras a satisfação de sempre adquirir algo novo, alimentando seu ego e mantendo seu status social somente para ser aceito em sociedade. Na maioria das vezes, esses indivíduos não possuem nem recursos financeiros suficientes para manter tal estilo, mas ainda assim, querem acompanhar e obter todas essas inovações.

REFERÊNCIAS

https://www.ecycle.com.br/obsolescencia-programada/

https://www.youtube.com/watch?v=Ix_nYVFlqWo

https://jornaldebarretos.com.br/artigos/obsolescencia-programada-e-psicologica-praticas-abusivas-e-defesa-do-consumidor-brasileiro/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com