TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Sequência Didática

Monografias: Tema: Sequência Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

HORTA

Introdução:

As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza, no cuidado com o ambiente.

Justificativa:

Desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo, e podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.

Faixa etária:

5 a 6 anos

Objetivos:

Criar uma horta e cuidar dela.

Observar o desenvolvimento de um ser vivo.

Valorizar o meio ambiente e alimentos naturais

Tempo estimado:

1 mês

Material necessário:

Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.

Desenvolvimento:

Antes de começar, verificamos a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra e revistas e folhetos com imagens de hortas.

1ª ETAPA:

Fazer uma roda de conversa e perguntar as crianças quem conhece uma horta? Para que serve? Explicar para as crianças que os vegetais são seres vivos e que por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

2ª ETAPA:

Que ingredientes são usados em uma salada? Registrar as respostas. Levar as crianças ao refeitório e mostrar alguns vegetais, alertamos para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.

3ª ETAPA:

Aqui a horta começa realmente, num canto ensolarado, pedir às crianças que cavem a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la, fotografar tudo para que todos comparassem essa etapa com as outras.

4ª ETAPA:

A horta precisa de cuidados diários: O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Usar duas plantas extras: uma ficará sem ser regada, a outra coberta por uma caixa.

5ª ETAPA:

Separar as fotos com o passo a passo da horta e pedir que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas. Levar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com