TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Big Five

Artigos Científicos: Teoria Big Five. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 6

Big Five (port. "cinco grandes") refere-se em psicologia aos cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística1 :

Neuroticismo ou instabilidade emocional(ingl. neuroticism)

Extroversão (extraversion)

Amabilidade (agreeableness)

Escrupulosidade (conscientiousness)

Abertura para a experiência (openness to experience)

Os traços de personalidade Big Five são as medidas de personalidade cientificamente mais aceitos e comumente mais utilizados e Têm sido extensivamente pesquisados. A técnica estatística utilizada para investigar esses traços por meio de questionário é o de Análise Fatorial, que é utilizada para reduzir uma quantidade grande de informações a um conjunto sintético e relevante.

O modelo Big Five é o resultado compreensivo, empírico e baseado em experimentos de pesquisas.2 Identificar os traços e estrutura da personalidade humana é uma das metas principais da psicologia. Os cinco fatores foram descobertos e definidos por diversos pesquisadores independentes.2 Esses pesquisadores começaram pela investigação de traços de personalidade conhecidos e então analisaram centenas de medidas desses traços(em questionários de auto-avaliação, avaliações de terceiros e experimentos) para encontrar os fatores primordiais de personalidade.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O modelo inicial foi desenvolvido por Ernest Tupes e Raymond Christal em 1961,3 que não conseguiu relevante importância no mundo acadêmico até os anos 1980. Em 1990, L.M. Digman avançou em seu modelo de cinco fatores de personalidade, e que Goldberg estendeu a um nível mais elevado de organização.4 Esses cinco domínios amplos continham e resumiam a maioria dos traços de personalidade conhecidos e representavam a estrutura básica por trás de todos os demais traos de personalidade.5 A descoberta desses fatores resultou em um rico contexto conceitual para integrar todas as pesquisas e teorias em psicologia da personalidade. Os traços do Big Five também são conhecidos como "Modelo de Cinco Fatores" ou MCF6 e como os Fatores Globais de Personalidade.7

Alguns pesquisadores trabalharam muito e independentemente por décadas sobre o problema e identificaram os mesmos fatores Big Five: os primeiros foram Tupes & Cristal, seguidos por Goldberg no Oregon Research Institute,8 9 10 11 12 Cattell na University of Illinois,13 14 15 16 17 18 e Costa & McCrae no National Institutes of Health.19 20 21 22 13

Esses quatro grupos de pesquisadores usaram métodos diferentes para encontrar os cinco traços, e assim, seus fatores possuem, em algum grau, nomes e definições diferentes. No entanto, todos são correlacionados e ligados analiticamente.23 24 25

Os traços Big Five são amplos, compreensivos e quando calculados para indivíduos, tais traços são geralmente apresentados em uma medida de percentil. Por exemplo, um score de Escrupulosidade no 80º percentile indica um sentido relativamente ALTO de responsabilidade moral e orientação, por outro lado, um score de Extroversão no 5º percentil indica um indivíduo mais recluso e quieto que a maioria das pessoas. No primeiro caso, 80% das pessoas possuem um nível de conscienciosaidade menor ou igual ao indivíduo analisado, isto é, a maioria das pessoas é pior ou no máximo, igual a ele. No segundo caso, apenas 5% é pior ou igual a ele nesse traço de personalidade, isto é, poucas pessoas são piores que ele nesse quesito. As métricas frequentemente mais utilizadas para o Big Five contéem itens de sentenças auto-avaliativas26 ou, no case de medidas léxicas, items que são adjetivos27 26 .

Neuroticismo[editar | editar código-fonte]

Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Por vezes é chamada de instabilidade emocional. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reactivos e vulneráveis ao stress. Eles são mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadores, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reacções emocionais negativas tendem a persistir por períodos invulgarmente longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidades dessas pessoas para pensar claramente, tomar decisões e lidar de forma apropriada com o stress.

No outro extremo da escala, indivíduos com baixo neuroticismo são mais difíceis de serem perturbados e são menos reactivos emocionalmente. Eles tendem a ser calmos, emocionalmente estáveis, e livres de sentimentos negativos persistentes; no entanto, a escassez de sentimentos negativos não significa necessariamente que estes indivíduos experimentem muitos sentimentos positivos.

Extroversão[editar | editar código-fonte]

Extroversão é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Este traço é marcado pelo profundo envolvimento com o mundo exterior. Os extrovertidos gostam de estar com pessoas, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Eles tendem a ser indivíduos entusiastas e virados para a acção, que provavelmente dizem “Sim!” ou “Vamos a isso!” perante oportunidades de excitação. Em grupos eles tendem a ser faladores, assertivos e a chamar as atenções para sí.

Os introvertidos não têm a exuberância social e os níveis de actividade dos extrovertidos. Eles tendem a parecer calmos, ponderados e menos envolvidos com o mundo social. A sua falta de envolvimento social não deve ser interpretada como timidez ou depressão. Os introvertidos simplesmente necessitam de menos estimulação e de mais tempo sozinhos do que os extrovertidos. Eles podem ser bastante activos e enérgicos, mas não socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com