TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab Percepção

Pesquisas Acadêmicas: Trab Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consistem na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

O estudo da percepção é muito importante, pois o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que cada um faz da realidade, e não na realidade em si, de acordo com subjetividade de cada indivíduo. O processo de percepção se inicia com a atenção, que é um processo de observação seletiva. A atenção seletiva é quando focalizamos nossa consciência em apenas um estímulo limitado da totalidade.

A atenção é influenciada por fatores internos e externos.

Os fatores externos são próprios do meio ambiente dos quais se destacam os mais importantes:

Intensidade: Estímulos com grande intensidade despertam a nossa atenção, por exemplo, buzinas, alto falantes, etc.

Contraste: Quanto maior o contraste entre os estímulos, maior será a nossa atenção, por exemplo, semáforo.

Movimento: Capazes de perceber o que está longe (indo) ou perto (se aproximando), despertando nossa atenção.

Incongruência: Coisas diferentes e absurdas chamam mais a nossa atenção do que as coisas normais do dia a dia.

Os fatores internos são próprios do nosso organismo, os que mais influenciam a nossa atenção são:

Motivação: Prestamos mais atenção a tudo que nos motiva e nos da prazer do que às coisas que não nos interessam.

Experiência: Tendemos a prestar mais a atenção no que já conhecemos e entendemos.

A partir do relato de Myers (2006), podemos considerar a sensação como o processo que compreende a captação dos estímulos extremos pelos nossos órgãos sensoriais e o envio destas informações até nosso cérebro. Já a percepção seria o processo de transformação destes estímulos sem sentido. Na pratica, sensação e percepção são processos que se misturam.

Qualidades sensoriais (tipos de sensações):

- Exteroceptivas: São as sensações provenientes da superfície do corpo, a partir de nossos órgãos dos sentidos ( visuais, auditivas, gustativas, olfativas e cutâneas).

- Interoceptivas(cenestésica): São as sensações provenientes de nossos órgãos internos( bem-estar, mal-estar, fome, sede, sensibilidade visceral).

- Proprioceptivas (cinestésica): São as sensações que permitem ao cérebro tomar conhecimento do movimento do corpo espaço e de sua posição em relação aos outros corpos (movimentos corporais, equilíbrio, sensibilidade a pressão, sensibilidade para vibrações).

Para representar o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais nervosos (processo chamado sensação). E devemos selecionar organizar e interpretar nossas sensações (processo chamado percepção).

O modo que detectamos a energia física do ambiente e codificamos como sinais neurais são conhecidos como processamento do tipo inferior ou ascendente (bottom-up), que consiste na transdução sensorial.

Bottom-up: termo usado para a análise sensorial relativa ao nível de entrada como processamento do tipo inferior ou ascendente, ou seja, inicia-se pelos receptores sensoriais avançados para níveis mais elevados.

Este não é o único, pois existe o processamento superior ou descendente top-down, que são basicamente nossas experiências e expectativas.

Muitos psicólogos cognitivos e filosóficos de diversas escolas acreditam que ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona, elas sentem o mundo real, mas o mapa sensorial que isso provoca na mente é provisório.

Princípios essenciais da percepção:

Atenção Seletiva: Atenção seletiva é uma capacidade do cérebro que seleciona informações importantes e faz com que se ignorem informações irrelevantes. As informações selecionadas vão parecer mais nítidas e intensas, e são escolhidas de acordo com o interesse e significado para o sujeito grande parte das vezes de forma inconsciente.

Os estímulos enviados para o cérebro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com