TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab-socioloogia

Exames: Trab-socioloogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho foi feito com o objetivo de analisar o papel da mulher na sociedade, tomando como base o filme “A fonte das mulheres”, a observação e a entrevista do grupo familiar. O critério de escolha do grupo familiar foi a proximidade, assim como, a escolha do entrevistado(a).

Durante muitos anos o papel da mulher na sociedade era apenas de ter filhos, servir o marido e de cuidar da casa e da família (sem poder até estudar), e o dos homens de caçar e ir para guerra, de onde tiravam seu lucro. Com o passar dos anos o número de conflitos diminuiu fazendo com que o homem permanecesse mais tempo perto da família. Para sustenta-la, ele teve que procurar formas de obter o que comer e o que beber (o que não ocorreu na sociedade do filme “A fonte das mulheres”). Segundo o filme os homens não ajudavam as mulheres com os serviços de casa, ficando apenas sentados conversando e fumando, fazendo com que algumas mulheres decidissem lutar por melhores condições de trabalho. Com o passar dos anos as sociedades se modernizaram e as mulheres também. Elas viram a necessidade de estudar para se desenvolver intelectualmente (o que não ocorria anteriormente), permitindo a estas pensar de forma crítica, para buscar seus direitos, e posteriormente entrar no mercado de trabalho.

Apesar das mulheres terem conquistados seu espaço na sociedade e na família, algumas não esqueceram do seu papel de mãe e esposa. Mesmo se tornando independentes financeiramente estas mulheres conseguem conciliar o lado profissional com o pessoal. Porém isto não ocorre em toda a sociedade brasileira, pois, por sermos um país multicultural, tem algumas culturas em que a própria mulher se vê apenas como dona de casa e mãe. De forma contraria a estas mulheres existem outras que só pensam no seu futuro profissional, descartando assim a vontade de ser mãe e mulher ou não dando atenção para sua família.

Embora a mulher tenha conseguido se libertar da total dependência do marido e entrar no mercado de trabalho, é preciso que ela não esqueça do maravilhoso papel de ser esposa e mãe. Pois, é esta que normalmente dá amor e carinho aos filhos. Sem essa personagem a criança pode desenvolver algum problema psicológico, sentindo assim um vazio em sua vida. Ou seja, é preciso que a mulher saiba conciliar sua vida profissional com sua vida pessoal, pois com esse equilíbrio ela terá muito mais felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com