TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Matematica

Trabalho Escolar: Trabalho De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento e organização do trabalho escolar

O Diretor:

Estabelece na escola a pratica do planejamento como um processo fundamental a elaboração de Plano Fe Desenvolvimento da Escola e o seu Projeto Político Pedagógico, orienta a elaboração de planos de ensino e de aula pelos professores, segundo as proposições legais de educação e o do Projeto Político Pedagógico da escola.

A importância e a necessidade do planejamento em educação.

Sem um planejamento adequado, as ações tendem a ser improvisadas, imediatistas, levando notadamente ao erro, causando enormes prejuízos para a educação. O ato de planejar, faz com que a ação do gestor escolar seja ampla, tendo condição de permear uma liderança seguramente e uma organização sistematizada.

O Significado do planejamento.

O planejamento evolui para ser um instrumento dinâmico do trabalho, porém constitui-se num processo imprescindível em todos os setores da atividade educacional, servindo como mapa norteador básico, essencial e comum de suas dimensões.

Planejamento: Um processo contínuo

O planejamento está associado à fase que antecede as ações, é necessário ter em mente que deve estar em todos os momentos e fases das mesmas. Sendo um processo continuo planeja-se antes, durante e depois das ações. Havendo imprevistos e novas condições que ocorrem naturalmente no processo, o educador deve estar preparado para organização e reorientação de ações.

Todo plano ou projeto pedagógico, não consegue prever todas as condições adversas e emergentes, contudo as adaptações e flexibilidade podem ocorrer no exercício do trabalho escolar, demandando um posicionamento do diretor claro, flexível em relação as diversidades e circunstancias a dinâmica social.

Tópicos a serem discutidos:

• Planejar representa definir compromissos de ação;

• Contribuições objetivas;

• Planejar é um processo de reflexão

O tempo e o esforço despendidos em planejamento, são validos caso as idéias desenvolvidas e as decisões tomadas sejam colocadas em ação.

Um plano constitui um compromisso de ação, com percepções claras e específicas: quem, para quem e com que objetivos.

O planejamento envolve a previsão, provisão, organização, ordenação, articulação, sistematização de esforços e de recursos voltados para promover a realização dos objetivos.

Ao planejar e liderar o processo de planejamento, cabe ao diretor escolar promover condições para que o processo seja realizado.

O planejamento é um processo de reflexão diagnóstico o qual se pondera a realidade educacional, sendo mais eficaz e mais cuidadoso quando a reflexão for promovida.

Operações mentais envolvidas no planejamento:

• Identificar

• Analisar

• Prever

• Decidir

O conjunto dos elementos do planejamento

No que se refere ao conteúdo da ação, o conceito principal a ser trabalhado.

Por que se refere aos pressupostos da ação, os antecedentes da orientação para se estabelecer uma linha de ação.

No que se refere aos objetivos, mudanças a serem alcançadas, os resultados a serem promovidos.

No que se refere aos métodos, técnicas, procedimentos e passos das ações.

Quando se refere à especificação do tempo necessário para a realização de uma ação e a sua cronologia, onde consiste nas circunstâncias de espaço.

No que se refere a quem nomeia as pessoas a serem envolvidas como agentes e para quem aponta o beneficiário da ação.

Os aspectos são interligados e de forma dinâmica de modo que uma implica e condiciona a outra, de forma que ao se alterar qualquer um dos seus elementos, os demais devem ser igualmente alterados.

Planejar representa:

• Pensar sobre a realidade;

• Estratégias que possam promover a sua transformação;

• Refletir sobre a realidade educacional;

• Tomar decisões a respeito de ações necessárias

• Desenvolver uma compreensão clara sobre o trabalho educacional e seu direcionamento;

• Definir compromisso de trabalho com a promoção de mudanças e melhoria;

• Deixar explicito os elementos necessários para fundamentar,

• Organizar, subsidiar e orientar as ações educacionais.

O planejamento educacional tem também vários desdobramentos, de acordo com o nível e âmbito da ação educacional realizada na escola, sendo associados e realizados de forma interativa.

Segue abaixo os tipos de planejamento que dizem respeito à escola, cuja promoção depende da liderança e orientação do diretor escolar.

1.Plano de aula

O plano de aula serve para organizar o tempo e as atividades a serem dadas em sala de aula e visa desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes propostas para uma Educação de qualidade. Ele deve ser elaborado tendo como alvo principal o aluno e para isso devemos pensar em algumas questões: como esse aluno receberá essas atividades propostas? Como articular o conhecimento produzido com as experiências dos alunos? Que situações interessantes podem motivar esses alunos? Quais processos mentais serão exercitados pelos alunos para tal finalidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com