TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia

Ensaios: Trabalho De Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia e comportamento Humano

- Exercício capítulo 5 -

1- Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

R= O termo behaviorismo foi fundado pelo americano John B. Watson e para denominar essa tendência teórica, além do behaviorismo é usado, comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental, análise do comportamento.

2- Para os behavioristas, qual é o objetivo da Psicologia e como é caracterizado?

R= O objetivo da psicologia para o behaviorismo é o comportamento, era caracterizado como um objeto observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

4- Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?

R= Skinner, em sucessão de Watson.

5- O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplo.

R= É o “não voluntário”, aqueles que as repostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Ex.: o arrepio da pele com o ar frio.

8- Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.

R= O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que geram mais reforço em média tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, um contexto semelhante tende a ser novamente emitida. Um exemplo disso um experimento de moldagem em que se contradiciona um rato exemplo citado em sala de aula.

10- Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos.

R= A esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência e reduz a magnitude do estímulo.

12- O que é generalização e discriminação? Dê exemplo.

R= Discriminação seria mencionar uma diferença de forma negativa, separa um indivíduo dos demais por alguma razão específica como raça, sexualidade, etc. Generalização é o oposto, basicamente, é desconsiderar as diferenças e tratar todos de forma semelhante, é desconsiderar as diferenças e tratar todos de forma semelhante, não observando as individualidades de cada indivíduo. Exemplo disso é afirmar que todo homossexual “ tem atitudes feministas”.

13- A partir do capítulo estudado e do texto complementar apresentado, discutam:

a) Como a análise comportamental vê o homem, a pessoa?

R= Numa análise comportamental o ser humano é um indivíduo único, que desenvolveu a partir de suas características genéticas e ambientais comportamentos específicos, não existindo outro igual. Os comportamentos podem se dividir em duas vertentes, que é o comportamento respondente e o operante. O comportamento respondente é aquele no qual o indivíduo desenvolve uma resposta em função de um estímulo do ambiente. Estas respostas são involuntárias, não necessitam de aprendizagem para serem executadas. A partir desse trabalho, outra base foi criada: Comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com