TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia

Exames: Trabalho De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Os Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré serviram para estudos de profissionais reunidos em seminários promovidos pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS). Através de estudos pode-se dizer que o Serviço Social preocupou-se com questões que põe em jogo sua própria existência ou sobrevivência.

Na década de 30, surgiu o modelo franco-belga de tendência assistencialista, o modelo americano, o modelo clínico apoiado em teorias psicodinâmicas, que não respondiam ao que a Igreja desejava, tornando à prática de caridade mais racional.

O desenvolvimento econômico e político e o progresso das ciências sociais criaram novas situações problemáticas, através dos seminários buscava-se o reconhecimento da profissão e do ensino de Serviço Social, reconceituação no início dos anos 60. Foi nessa ocasião que o CBCISS propôs um estudo profundo, por isso realizou-se os três seminários:

 1967 – Araxá-MG: Teorização do Serviço Social

 1970 – Teresópolis-RJ: Metodologia do Serviço Social

 1978 – Sumaré – RJ: Cientificidade do Serviço Social

É uma examinação das bases numa percepção maior que a realidade.

Vinte e cinco assistentes sociais reuniram-se no centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, com objetivo principal de continuar os estudos de teorização de Serviço Social. Desenvolveu-se um processo preparatório, de medidas e estudos, para o seminário, buscou-se conhecer a opinião de diversos assistentes sociais.

Assim, desenvolveu-se um processo preparatório e questionamentos, de medidas e estudos, para o seminário. Segundo os seminários D.A e D.T. Os documentos dos seminários de Araxá, Teresópolis e Sumaré realizados em 1967, 1970 e 1978, representam um “marco histórico” do serviço social. Foram momentos durante os quais a profissão refletia sobre suas bases e suas práticas, A repercussão desses documentos foi enorme principalmente os dois primeiros. O Documento de Araxá (D.A) foi traduzido pra outras línguas e publicada em diversas revistas. No estrangeiro várias personalidades ligadas ao serviço social se manifestaram sobre o assunto entre eles o Secretário Geral da Federação Internacional de Assistentes Sociais. O Documento de Teresópolis (D.T) também foi traduzido para o espanhol. Entretanto, esses documentos eram o produto de estudos de um grupo pequeno de profissionais-38. Para a expansão afim de envolver um número maior de assistentes sociais, o CBCISS programou depois dos seminários de Araxá e Teresópolis. Encontros Regionais (E.R) nos quais os assistentes sociais poderiam se reunir em diversas regiões podendo assim analisar os documentos dando assim sua contribuição para a continuação dos estudos, Os encontros regionais posteriores a Araxá realizaram-se em 1968 em Goiânia, Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, conseguiu reunir um grupo de 741 assistentes sociais. Já os E.R, de Teresópolis realizaram-se em 1970 em São Paulo, Natal, Salvador, Recife, Brasilia, Florianópolis e Rio de Janeiro, reunindo 958 proficionais. Do ponto de vista de uma apresentação científica, o D.A, oferece um processo discursivo e essencialmente filosófico, apoiando-se sobre a filosofia neotomista em que os valores básicos (postulados e princípios operacionais) são os mais impotantes. A sua formação discursiva é a “descrição”. O quadro de referência teórica é o positivismo, que desde o século anterior impregnava a cultura literária brasileira. Finalmente, o D.A. apresenta o serviço social como um “tipo ideal”, como deve ser o serviço social; trata-se, portanto, de um “modelo conceitual”. O D.A. tinha uma visão do que era o serviço social na época-1967, o D.A. não contesta esta posição, que aos participantes parecia válida, embora já aparecessem nos E.R. opiniões contrárias. Os relatórios dos E.R. não tiveram a mesma repercussão do que os D.A. e D.T.; no entanto tiveram uma contribuição valiosa ao serviço social daquela época: refletem o pensamento de uma parte importante da profissão; há nessas reflexões uma riqueza de material que merece divulgação. Com base nos documentos de Araxá e Teresópolis, vários artigos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com