TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia

Trabalho Escolar: Trabalho De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

IDENTIFICAÇÃO

Curso: Pedagogia Série: 2ª Disciplina: Teoria da Aprendizagem

Nome dos alunos RA Nome dos alunos RA

Alessandra Ribeiro Rocha 2329401904 Solange A. T. Virvancos 2307321631

Luciana de Lazare Nascimento 2306307684 Tania Regina de Natale 1099472796

Renata V. R. da Silva 2333396815

CONCEITUAÇÃO

1- Apresente uma definição de “Desenvolvimento Humano”

O desenvolvimento humano está relacionado ao desempenho mental e ao crescimento orgânico do ser humano. O desenvolvimento mental está sempre evoluindo, pois é uma construção contínua, porque está amadurecendo e aprendendo com as estruturas mentais adquiridas. São formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidos caracterizando um estado de equilíbrio superior quando aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

2- Aponte os fatores que influenciam o “Desenvolvimento Humano”

São vários fatores que influenciam e está em permanente interação afetando todos os aspectos do desenvolvimento podemos citar a hereditariedade, onde a carga genética estabelece o potencial de cada ser, que poderá ou não se desenvolver. Crescimento orgânico, referente ao aspecto físico, o crescimento, o aumento de cultura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existia, maturação neuro-fisiológico, é o que torna-se possível determinado padrão de comportamento do indivíduo.

3- Justifique a importância do conhecimento do “Desenvolvimento Humano” para a educação

O desenvolvimento humano é muito importante para a educação porque ele abrange a parte mais importante nas pessoas que é o psicólogo mental, pois as crianças e s jovens precisam de motivação assim as crianças não se desenvolve como as outras e necessita um acompanhamento para conseguir desenvolver o modo de se expressar agir e brincar, assim o desenvolvimento humano também é importante de forma geral, pois assim podemos dizer que ele age nos distúrbios inibições e interrupções do processo de crescimento que a criança venha a desenvolver e entregar a teoria de amadurecimento ao que se refere ao mundo adulto.

QUADRO SÍNTESE

TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO

A – Nome da teoria Comportamentalista Desenvolvimento humano Sócio-Histórica

B – Autor principal John Broadus Watson Jean Piaget Lev Semenovich Vigotski

C – Foco principal do estudo Comportamento A evolução do desenvolvimento cognitivo A relação entre as pessoas na sociedade

D – Concepção quanto ao(s) elemento(s) que mais influencia(m) o desenvolvimento humano O desenvolvimento humano ocorre conforme o ambiente e a experiência vivenciada O desenvolvimento se dá através do afetivo-emocional, ou seja, do desenvolvimento da sexualidade. O desenvolvimento se dá em conseqüência da interação social, da relação do indivíduo com o mundo, sendo mediada pelo outro que orienta no processo da cultura, da aprendizagem e também pelo ensino.

E – Fonte de conhecimento para o homem O conhecimento se dá através da análise experimental do comportamento: comportamento operante, comportamento respondente, reforçamento, extinção, punição, controle de estímulos, discriminação e generalização É guiado pelo equilíbrio entre as necessidades biológicas e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para a satisfação de suas necessidades As relações sociais contribuem para a construção do conhecimento; a relação ou a convivência com diversas pessoas nos ajuda a adquiri conhecimentos

F – Visão de homem É considerado um membro da espécie humana que adquiriu um repertório de comportamento. O homem, é um ser biológico e possui uma maneira de interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados. O homem é visto como um ser participativo e ativo da sua própria existência, agindo sobre o mundo entre relações sociais.

G – Influências/efeitos/aplicação da teoria na educação O planejamento é valorizado tendo em vista a necessidade de definição e clareza perante os objetivos que quer atingir e para a definição dos reforçadores a serem utilizadas (elogios, notas, pontos positivos, prêmios, etc) Os mecanismos daquele que aprende estes da interação com a linguagem escrita, e emergem de uma forma muito particular em cada um dos sujeitos. Portanto a educação é voltada para cada indivíduo.

O pensamento, a memória, atenção voluntária, ou seja, a intencionalidade das ações são possíveis pela existência da atividade cerebral que caracteriza o homem, tornando-o de origem social diferenciando-o dos animais. E diante disso a educação acontece de forma a memorizar conhecimentos adquiridos.

H – Papel da educação/professor no desenvolvimento humano O professor precisa empregar a utilização de reforçadores e a organização da aprendizagem por pequenos passos. O professor não transmite conhecimentos à criança, ele é um agente facilitador e desafiador de seus processos de elaboração, a criança é que constrói o próprio conhecimento. O professor é um mediador da cultura que possibilita um grande avanço no desenvolvimento. A linguagem é um ponto fundamental ela também é mediadora, por meio dela aprendemos a ler, escrever e digitar.

I – Principais críticas formuladas à corrente/teoria Hoje não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece Jean Piaget não se dedicou a estudar o pensamento infantil motivado por um interesse pela infância em si e também não elaborou sua psicologia genética movido pelo interesse por questões propriamente psicológicas Vigotski dedicou-se á construção da crítica a noção de que se poderia construir conhecimento sobre as funções psicológicas superiores humanas a partir de experiências com animais.

J – Posição da equipe quanto à utilização dos conceitos da teoria no trabalho pedagógico | A aplicação das idéias no trabalho pedagógico é bem necessário, nesse caso as manipulações experimentais podem ser introduzidas nas situações da vida real e, assim, uma ampla gama de reações ou respostas podem ser observadas | A relação educador-educando, necessita não só o trabalho com a construção do real, do conhecimento, deixando de lado o trabalho da constituição do próprio sujeito, que envolve valores e o caráter necessário A pedagogia tem o importante papel de dar continuação aos conceitos da teoria e ao desenvolvimento dos indivíduos; o professor interfere no desenvolvimento que não ocorreria espontaneamente.

K – Justificativa da decisão Atualmente, pais e professores sentem necessidade de conhecer a psicologia da criança, para poder compreender seu comportamento, e se possível, melhorá-lo. Educar uma criança, ensiná-la, evitando perturbações no seu comportamento, exige do educador além da dedicação o conhecimento. A afetividade deve prevalecer nas relações humanas de modo geral e na escola em particular, isso porque é um lugar onde a criança deposita confiança quanto à pertinência e o conteúdo de seu aprendizado. Se não houver afetividade na transmissão de conhecimentos, a criança não se sentirá valorizada e respeitada. O conceito da teoria encaixa-se perfeitamente na pedagogia, pois as origens e as explicações do funcionamento psicológico do homem devem ser buscados nas interações sociais, e a escola interage nas relações com as pessoas; com o intuito de passar para o outro, conhecimento, aprendizagem e a busca de uma boa formação e relação com a sociedade.

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »