TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia

Ensaios: Trabalho De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

O QUE CONSTITUI UMA INTELIGÊNCIA?

Na visão tradicional a inteligência é conceituada como a capacidade de responder a testes de inteligência, o Q.I. Alguns testes realizados demonstram que a "faculdade geral da inteligência" não muda muito com a idade ou com treinamento ou experiência. Gardner procurou ampliar este conceito. A inteligência para ele, é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite às pessoas abordar situações, atingir objetivos e localizar caminhos adequados a esse objetivo.

QUEM É HOWARD GARDNER?

Formado no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norte americano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Seu interesse pelos processos de aprendizado já estava presente nos primeiros estudos de pós-graduação, quando pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget (1896-1980). Por outro lado, a dedicação à música e às artes, que começou na infância, o levou a supor que as noções consagradas a respeito das aptidões intelectuais humanas eram parciais e insuficientes.

Gardner afirma que a inteligência não é uma propriedade única da mente humana, mais a interação das competências intelectuais (as inteligências). Cada competência é relativamente independente das outras, e as que não são desenvolvidas ficam inertes ou cristalizadas.

Em seu trabalho, Gardner procurou os blocos construtores das inteligências utilizadas por marinheiros, cirurgiões, feiticeiros, prodígios, sábios, crianças e artistas, enfim todos aqueles que apresentam perfis cognitivos regulares ou circuitos irregulares em diferentes culturas e espécies. Ao observar todas essas fontes de informações sobre o desenvolvimento, sobre colapsos, sobre populações especiais e assim por diante, acabou reunindo uma grande quantidade de informações. Para organizá-las Gardner teorizou as sete inteligências.

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA

Voltada a capacidade em adquirir, compreender e dominar as expressões da linguagem colocando emoção a semântica e a beleza na construção da sintaxe. Manifesta em escritores, romancista, jornalistas, palestrantes e poetas, mostra-se expressiva também em pessoas que cultuam a palavra e a construção de ideias verbais ou escritas. Consiste na capacidade de pensar com palavras e de usar a linguagem para expressar e avaliar significados complexos. Crianças com expressiva capacidade linguística surpreendem pelo vocabulário que conhecem e utilizam, adoram ler, escrever e contar histórias, mostrando interesse por rima, trocadilhos, charadas e jogos com palavras.

INTELIGÊNCIA MUSICAL

Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui percepção de sons, temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre. Exemplos: músicos, maestros e compositores.

A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, frequentemente, canta para si mesma.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA

É normalmente associada a competência em desenvolver raciocínios dedutivos e indutivos, construir ou acompanhar cadeias, vislumbrar soluções para problemas, lidar com números ou outros objetos matemáticos.

Gosto por padrões, cálculos, ordem e sistematização. É a habilidade para lidar com raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. Exemplos: engenheiros, matemáticos e cientistas.

Inteligência espacial

A inteligência espacial é a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de uma forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.

É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.

Inteligência sinestésica

Esta inteligência refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em desportos, artes cénicas ou plásticas, no controlo dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.

A criança especialmente dotada na inteligência sinestésica move-se com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais, demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

Inteligência interpessoal

Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal manifesta-se em crianças na habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, na habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção.

Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

Inteligência intrapessoal

Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias, para os discriminar e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.

Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações linguísticas, musicais ou sinestésicas.

Inteligência naturalista

Esta inteligência foi acrescentada às sete anteriores por Howard Gardner em 1996. É a capacidade de reconhecer e de classificar, de identificar formas e estruturas na natureza, sob as suas formas minerais, vegetais ou animal. Ela está particularmente desenvolvida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com