TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia

Monografias: Trabalho De Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

Organização e Metodologia da Educação Infantil (Linha do Tempo)

Educação Infantil anos atrás não era prioridade para os órgãos governamentais, o atendimento para crianças de 0 a 6 anos era realizado por instituições que prezavam as mudanças da sociedade impactadas pela revolução industrial, e consequentemente as mudanças econômicas.

Não podemos nos referir a educação infantil nas décadas de 50 até 70 sem descrever os avanços consecutivos antes desta década até os dias atuais.

Hoje embora com os avanços obtidos, existe ainda uma precariedade na educação infantil no setor publico, mães ainda sofrem com a falta de recursos para seus filhos, optando para as instituições particulares e algumas ongs.

O setor privado colabora bastante com esta deficiência do setor público referente ao ensino infantil.

Nossa ideia é mostrar para todos como foi a luta da sociedade em busca de melhores condições de vida para seus filhos, e para a sua família.

Linha do Tempo

As escolas eram dividas e o nome também era diferente como ESCOLA PÚBLICA DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA – Existia dois tipos de Escola Pública de Instrução Primária: a do Sexo Masculino e a do Sexo Feminino, meninas e meninos sempre separados.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142007000200019

1920 : Os cuidados com a Educação Infantil era de exclusivamente filantrópico esta década foi conhecida pela democratização do ensino, onde todos defendiam o direito de todas as crianças, consideradas como iguais" (Kramer, 1995, p.55).

1930: O Estado buscou (financiamento) de órgãos privados, para colaborar com projetos referente a proteção da infância. Nesta época criou-se alguns órgãos como: (Ministério da Saúde; Ministério da Justiça e Negócios Interiores, Previdência Social e Assistência social , Ministério da Educação e também a iniciativa privada). Uma época marcada pelo cuidado com a integridade física e higiênica das crianças e o combate a mortalidade Infantil.

1940: Criação do departamento Nacional da Criança, vinculado ao Ministério da Educação e Saúde, onde seu objetivo era de organizar as atividades dirigidas à infância.

1950: Nesta década ainda havia uma forte tendência médica-higiênica, e as Creches ainda eram de responsabilidade das entidades filantrópicas e religiosas.

Observando esta foto podemos entender um pouco o por que da preocupação física e higiênica das crianças. A quantidade de alunos sempre inferior da quantidade que temos hoje, e algumas instituições não possuíam uniforme, desta forma o próprio aluno é quem deveria ter “condições” de se vestir para estudar, muitos estudavam descalços. E a desnutrição era bem evidente.

1960:Departamento Nacional da Criança teve um enfraquecimento e transferiu algumas de suas responsabilidades para outros setores, prevalecendo o caráter médico-assistencialista, enfocando suas ações em reduzir a mortalidade materna infantil, mas neste mesmo período a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) incluiu os Jardins da infância no sistema de ensino.

Art. 23 – “A educação pré primária destinar-se-á aos menores de 7 anos e será ministrada em escolas maternais ou jardins de infância.”

Art. 24 – “Empresas que tenham a seu serviço mães, de crianças menores de 7 anos, serão estimuladas a organizar e manter instituições de educação pré primária.”

1970: Promulgação da lei nº 5.692, de 1971, o qual faz referência à educação infantil, como os maternais, jardins de infância e instituições equivalentes. Também ocorreu o processo de municipalização da educação e teorias americanas e europeias sustentavam que as crianças brasileiras menos favorecidas sofriam com a “privação cultural”.

1969 - Pré-primário

No final dos anos 60 para o inicio dos anos 70, meninos e meninas já estudavam juntos, somando conhecimento e experiências.

As crianças já eram mais nutridas as noções e higiene melhoradas, a condição de vida um pouco melhor e esta condição é refletida na vestimenta e no semblante das crianças, mas também podemos observar que o numero era reduzido ainda, o que significa que a educação ainda não era para todos.

Educação Infantil nos dias de hoje

Podemos observar a interação entre meninos, meninas e a professora, a quantidade de alunos aumentou, a diferença entre os sexos é pequena, um fato interessante na turma de 2009, a inclusão, onde nas décadas passadas não era falado em inclusão no âmbito educacional.

Todos possuem semblantes de alunos alegres, hoje as crianças são tratadas como crianças e anos atrás eram tratadas como adultos.

Também podemos observar carinho, união e respeito.

Jardim 2009

A relevância da Educação Infantil para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

A educação infantil, é ministrada no período compreendido entre os zero e os seis anos de idade de uma criança. Sendo constituída na educação das crianças antes de sua entrada no ensino obrigatório.

Através dos tempos as formas de educar foram se alterando, temos a seguir alguns exemplos das formas de ensinar das décadas de 70, 90 e atual.

Educação infantil Colégio Maria Tereza

Na década de 70 as crianças que tinham acesso ao ensino, usavam uniformes com o nome da escola, se sentavam cada um em sua carteira de frente para o professor (formato Heterogêneo). As crianças levavam lanche pois a escola não oferecia

refeição. Tinha como uma das formas de sansão colocar a criança de pé em frente para parede e como forma de elogio frases como: “Que lindo seu desenho” ou “continue assim”.

Os dias festivos quase sempre tinha atividades ligadas ao evento.

Na década de 90 as escolas infantis já ofereciam lanche as crianças mas as que quisessem poderiam levar lancheira.

Sua forma de agrupamento continua heterogênea, cada aluno sentado na cadeira e mesa separadamente de frente para professora e lousa.

Tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com