TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Artigos Científicos: UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ccCURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM.

Célia da Silva e Silva – RA: 1299168732

Maria Viana Alves- RA: 5544126077

Michely Pereira Cardoso – RA: 553410289

Paulo Henrique R. de Freitas – RA:6318199514

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Camila de Melo Andriotti

VALINHOS/SP

Junho/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade apresentar ao curso de pedagogia a capacidade que o ser humano tem em desenvolver habilidades para escrever, ler, consertar alguma coisa, dançar, etc. Segundo Bock, Furtado e Teixeira “na psicologia há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, ensino, etc.” São diversas situações que não podem ser englobadas em um só conceito.

Na teoria do condicionamento está a teoria que definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem, sendo que esta é uma conexão entre o estimulo e a resposta.

As teorias cognitivas definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano de organização interna do conhecimento.

2- Qual a importância da psicologia para a pedagogia

Existe atualmente uma coincidência em sublinhar, a partir de concepções e enfoques psicopedagógicos relativamente dispares a importância da aprendizagem significativa como elemento chave da educação escolar. Estas coincidências são sem duvida, surpreendentes na medida em que as praticas educacionais, tanto as escolares como os nãos escolares, constituem um âmbito de conhecimento de atividade profissional melhor propenso a polemizar.

Na realidade, a ideia, ou melhor, dito, algumas ideias que subjazem ao uso atual do conceito de aprendizagem significativa, contam com inúmeros antecedentes na historia do pensamento educacional.

Podemos nos remeter em primeiro lugar, a tradição centrada na criança, os movimentos pedagógicos, em segundo lugar, cabe mencionar a tradição mais recentes, da hipótese da aprendizagem por descobrimento, desenvolvida nos anos sessenta, e das propostas pedagógicas que defendem o principio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios, em terceiro lugar, podemos citar as propostas pedagógicas inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação:” O principio fundamental dos métodos ativos, compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção” ( Piaget 1974).

Em uma tradição de pensamento distinta das anteriores, encontramos, por exemplo, os estudos e investigações sobre a curiosidade epistêmica e a atividade implorativa no domínio das teorias da motivação. De um ponto de vista pedagógico, isto conduz a proposta de confrontar o aluno com situações que possuem uma serie de características (novidade, complexidade, ambiguidade, incongruência, etc.). Lembre-se, por exemplo, a insistência dos autores humanistas em aprender perceber, a conhecer, a sentir a vida e a própria identidade, como objetos fundamentais da educação. Dai que a educação se transmite habitualmente nos centros escolares seja impessoal, concentrada no professor,extrínseca, utilizaria diretiva e, em ultima instancia irrelevante para as necessidades individuais do aluno.

Antes da aprendizagem extrínseca, há outra que ocorre a margem do sistema escolar e que surge diretamente das experiências pessoais. E através destas experiências pessoais de uma serie de aprendizagem fundamental intrínseca que aprendemos mais sobre nós mesmos e chegamos a descobrir e reconstruir a nossa própria identidade.

Comprovar no uso indiscriminado e acrítico do mesmo que caminha para se converter em uma moda a mais das que periodicamente e de forma recorrente invadem um campo da educação.

O conceito de aprendizagem significativa possui, a nosso ver, um grande valor heurístico e encerra uma enorme potencialidade como instrumento de analise, de reflexão e de intervenção psicopedagógico. E precisamente este valor heurístico, esta potencialidade como instrumento de analise e de reflexão, o que tentaremos ilustrar, seguidamente indagando três aspectos ou componentes do conceito de aprendizagem significativa que podem nos permitir avançar ate uma delimitação mais precisa do mesmo.

3- Contribuições da psicologia para a educação.

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, andar, falar, correr, gritar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento dos ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor.

Este profissional pode atuar no campo da medicina, na área da indústria e na área da educação.

Aqui dois aspectos que merecem atenção:

• Estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano.

• O estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para o desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola nas varias modalidades de ensino, permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre aprendizagem e das condições que torna mais eficiente e fácil de ser assimilada e compreendida.

Na educação infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com