TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma história sobre a essência da liderança

Tese: Uma história sobre a essência da liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Tese  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Sua primeira reação diante dessa resenha pode ser de espanto. Afinal, o que um livro sobre liderança e gestão está fazendo em um blog de finanças, educação financeira e investimentos? Não atire suas pedras (ainda), dê-me algum crédito. Concordo que os temas são distintos, mas os vejo muito relacionados.

Acredito (e pratico) que só debater a matemática envolvida nas finanças cotidianas não nos torna pessoas melhores, mais maduras e criativas. Aprender a lidar com as pessoas e saber interpretar os sinais por elas transmitidos são tarefas fundamentais para complementar nossa formação enquanto seres humanos.

Leia também

Workshop Dinheirama & MoneyFit: Coloque suas finanças no caminho certo!

Livro: O Cliente é Quem Manda

Resultado da promoção com Thomas Reaoch – Networking

Nossas decisões são reflexos nem sempre racionais e, por isso, os fatores emocionais, intrapessoais e de administração são tão importantes. A leitura de “O Monge e o Executivo” é capaz de reativar esses laços e também a relevância do relacionamento de liderança, respeito e humildade que deve existir em nosso dia-a-dia.

Uma história sobre a essência da liderança

É muito comum discutirmos aspectos práticos do nosso ambiente diário de trabalho e vida, levantando inúmeras hipóteses e versões sobre o sucesso ou fracasso naquilo que fazemos. Questionar faz parte de nossa natureza e talvez essa seja uma das qualidades mais importantes encontradas em todo indivíduo. Mas será que as coisas são mesmo como parecem ser? Você diz que é feliz e tem um ótimo relacionamento com as pessoas, mas será isso é mesmo verdade?

James Hunter, um consultor de empresas bastante conhecido, criou uma bela história para nos envolver nestes questionamentos. Sua proposta consiste em confrontar valores, emoções e crenças em um rico debate, repleto de opiniões destoantes e lições valiosas de vida. Diferentes personalidades, diferentes pessoas, um só lugar, um só objetivo. Ele afirma que o que somos e como agimos são as variáveis responsáveis por definir nossa capacidade de liderar nossa vida, nossas finanças e nossos pares. Parece fácil?

Poder X Autoridade

Como você se relaciona com as pessoas? Essa é, provavelmente, a mesma maneira que você lida com sua família, amigos e até mesmo com o seu dinheiro. Segundo os debates propostos no livro, a arte de influenciar é o que realmente impulsiona positivamente nossa vida. E liderança, sob qualquer ângulo, só existe onde há influência.

“Diferente do poder, a autoridade não pode ser comprada, nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos”

Visão pró-ativa

Em um capítulo dedicado aos paradigmas organizacionais que vivemos, Hunter questiona o modelo de atendimento e atenção ao cliente: estamos mesmo trabalhando pelo bem do cliente, seja ele quem for, ou apenas para agradar nossos superiores? Você não precisa ser empregado para abstrair esse raciocínio. Imagine-se como cliente de suas próprias atitudes. Essa inversão de valores, extremamente perigosa, sugere que muitas de nossas frustrações sejam frutos de nossas atitudes egoístas e auto-suficientes. É triste.

“Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com