TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade II: Classificação dos Testes Psicológicos

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 4

Testes Psicológicos

Unidade II: Classificação dos Testes Psicológicos

1. Casos concretos (situações problemáticas de indivíduos), no âmbito da Psicologia, nos quais seja adequado utilizarem-se testes psicológicos de avaliação da inteligência e da personalidade.

Situação problemática individual conveniente para o uso do teste psicológico de avaliação da inteligência

Uma criança de 10 anos de idade frequenta a 5ª classe na escola Primária Completa de Mathapwe, uma escola situada na no bairro do mesmo nome na cidade portuária de Nacala. A mãe de nome Ancha Mário e de pai Mário João nunca, desde a sua nascença, terão frequentado a escola.

Eles residem a três quilómetros da escola. Sendo vizinhos sempre nas nossas conversas e na minha posição de enfermeira têm me apresentado notícias sobre a realidade da adolescente que se pode resumir nas seguintes palavras:

• A rapariga Maiza Alberto desde os finais do ano passado (referente ao ano de 2015 que a Inês estava na 4ª classe) tem sido perdido pelo caminho e os colegas a recuperam a casa e quando perguntamos responde que costuma esquecer o caminho;

• Quando, em certos momentos, informamos algo ou mandamos buscar alguma coisa, ela se esquece rapidamente;

• A professora terá nos solicitado revelando que a menina tem problemas de esquecimento embora ela revele capacidades de inteligência;

• A professora disse que ela resolve questões assim que imediatamente colocada mas, as vezes, querendo as resolver, já não consegue trazer à tona a resposta certa;

• Facto agravante, segundo revelaram, a rapariga já nos últimos dias e com o avanço da sua idade manifesta alguns problemas mentais que de certo modo tanto nos inquieta.

Revelado o cenário, os pais sempre pedem ajuda para a melhoria da situação da rapariga, o que, sendo um problema complexo não se resolveria com exames médicos não especializados.

Este fenómeno, na minha opinião, requer a utilização de um teste psicológico de avaliação da inteligência, especificamente de WECHSLER (WISC2), na subescala verbal da memória de dígitos. Este tipo de teste permite a avaliação da inteligência analisando as suas várias influências bem como na análise da deficiência da memória. O teste centrar-se-ia em ouvi-la em séries de ordem directa e indirecta incitando uma manifestação flexível das suas emoções e sentimentos.

A análise baseada na memória de dígitos para o fenómeno exposto, permitiria medir a memória de curto prazo, a atenção e a concentração apurando daí os factores propulsantes da deficiência psicológica da rapariga. Por parte associativa e para mais aprofundamentos, seria complementarmente útil a subescala de compreensão que permitiria avaliar os processos de seu pensamento, sentimentos e emoções.

O uso inadequado deste tipo de teste pode provocar problemas no indivíduo bem como a criação de preconceitos. Sendo a realidade psicológica complexa, más interpretações poderão criar transtornos e determinismos na vida futura do indivíduo e estes constituem grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com