TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores morais

Projeto de pesquisa: Valores morais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O avanço da liberdade individual e das conquistas inalienáveis do homem trouxe uma geração muito preocupada com os seus direitos em detrimento dos seus deveres. São valores, uma vez que são essenciais para a existência, não só do homem, mas para a existência do universo. Valor, portanto, se relaciona com a maneira do ser humano viver. A raiz da palavra vem do grego áksios, ‘precioso, valioso’, e - logia, ‘tratado, ciência’. Esse estudo desenvolveu-se especialmente na Alemanha do século passado. Obviamente, a concepção do termo e muito do seu significado vem desde a antiguidade, mas um estudo científico sobre o tema e as especulações filosóficas em torno dele surgiram mais recentemente. Enquanto Max Scheler (2002) situava a questão dos valores no nível apenas da consciência (são percebidos não por uma introspeção simples, mas por uma intuição emocional), R. H. Lotze (2002) caracterizava e situava os valores apenas como uma questão filosófica. Entende-se que valores são um conjunto de procedimentos, atitudes, e até mesmo visão de mundo (influenciados ou não pela cultura, herança familiar e meio) que nos faz agir e interagir com o mundo em que vivemos.

Valores Morais

São aqueles ligados à natureza do comportamento moral dos homens. Esse código muitas vezes está implicitamente gravado na memória coletiva em função da cultura, do meio e da história de um povo. Uma das mais famosas era a seguinte: Na Europa, uma mulher estava perto da morte com um tipo especial de câncer. Era uma forma de rádio que um farmacêutico (químico) na mesma cidade havia descoberto recentemente. O preparo da droga era muito caro e dispendioso, mas o farmacêutico (químico) cobrava dez vezes mais do que a droga custava para ele. O marido da mulher enferma, Heinz, foi a cada pessoa que ele conhecia e pediu emprestado, mas ele conseguiu juntar somente a quantia de mil dólares, que era a metade do custo da droga. A sentença foi recorrida e o Supremo Tribunal ratificou a condenação somente sete anos depois do ocorrido. Pergunta-se: Luís deve ser absolvido? Seria justo tirá-lo de sua família e de seu trabalho para ser punido com um fato ocorrido há sete anos atrás? A mulher que sofreu o assalto não deveria ser ressarcida de alguma forma?

A Prevalência dos Valores Morais

Hoje em dia, a ética se detém, sobretudo, na pesquisa e no estudo dos valores morais. Somente aquelas atitudes e coisas que levam ao aperfeiçoamento e ao bem comum do grupo é que possuem valor moral. Do contrário, tudo não passará de “perfumaria”. Um exemplo sobre o que acabamos de citar é o filme “Todos os Homens do Presidente”, que na ficção, mostra um caso em que os jornalistas têm que escolher entre a ética profissional e a ética moral. Muitos interesses estão envolvidos, mas um fato muito decisivo é o apoio, mesmo que crítico e exigente, que recebem dos editores do jornal, que sabiam que ali estava uma grande reportagem, que se tornaria histórica. De uma forma geral, pode-se dizer que o dilema ético inicialmente apresentado é do tipo mais “simples”. Em contrapartida, o Código de Ética da Associação Nacional dos Jornais defende que o direito de cada indivíduo e sua privacidade devem ser respeitados: “salvo quando esse direito constituir obstáculo à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com