TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida E Obra De Aristoles

Artigo: Vida E Obra De Aristoles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  2.974 Palavras (12 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 12

PSICOLOGIA GERAL

VIDA E OBRA DE ARISTÓTELES

PSICOLOGIA GERAL

VIDA E OBRA DE ARISTÓTELES

Trabalho acadêmico apresentado a Faculdade JK, como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina de Psicologia GEral.

Professor: Ronaldo Mattos

BRASÍLIA

2014

RESUMO

O trabalho apresentado tem como principal objetivo fazer um apanhado da vida e obra de Aristóteles, filosofo da Grécia antiga, mostrando de forma clara suas principais características e como ele influenciou praticamente todas as áreas de conhecimentos, como por exemplo a lógica, metafísica, matemática, física, biologia, botânica, ética, política, agricultura, medicina, dança e teatro.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1- VIDA 6

2- ESCRITOS 7

3- LÓGICA 7

4- METAFÍSICA 8

5- FILOSOFIA DA NATUREZA 9

6- A ALMA E A PSICOLOGIA 10

7- ÉTICA 11

8- POLITICA 13

9- ARTE E POESIA 13

10- BIBLIOGRAFIA 15

INTRODUÇÃO

Aristóteles é uma figura de destaque na filosofia grega antiga, fazendo contribuições para a lógica, metafísica, matemática, física, biologia, botânica, ética, política, agricultura, medicina, dança e teatro. Ele foi aluno de Platão, que por sua vez, estudou com Sócrates. Ele era mais empírico que Platão ou Sócrates e é famoso por rejeitar a teoria das formas de Platão.

Como um escritor, Aristóteles transformou radicalmente a maioria, se não todas, as áreas de conhecimento que ele tocou. Não é à toa que Aquino se referiu a ele simplesmente como "O filósofo". Em sua vida, Aristóteles escreveu cerca de 200 tratados, dos quais apenas 31 sobreviveram. Infelizmente para nós, essas obras estão sob a forma de notas de aula e projetos de manuscritos nunca destinados ao público em geral. Aristóteles foi o primeiro a classificar as áreas do conhecimento humano em disciplinas distintas, como a matemática, biologia e ética.

Como o pai do campo da lógica, ele foi o primeiro a desenvolver um sistema formalizado para o raciocínio. Aristóteles observou que a validade de qualquer argumento pode ser determinada pela sua estrutura, em vez de o seu conteúdo. Um exemplo clássico de um argumento válido é o silogismo: Todos os homens são mortais; Sócrates é um homem; portanto, Sócrates é mortal. Dada a estrutura desse argumento, desde que as premissas são verdadeiras, então a conclusão também é garantido para ser verdade.

A ênfase de Aristóteles em bom raciocínio combinado com sua crença no método científico constitui o pano de fundo para a maioria de sua obra. Por exemplo, em seu trabalho na ética e na política, Aristóteles identifica o bem maior com a virtude intelectual; isto é, uma pessoa moral é aquele que cultiva certas virtudes com base em raciocínio. E em seu trabalho sobre psicologia e da alma, Aristóteles distingue a percepção sensorial da razão, que unifica e interpreta as percepções sensoriais e é a fonte de todo o conhecimento.

Aristóteles foi o fundador do Liceu, uma escola de aprendizagem baseada em Atenas, e ele era uma inspiração para os peripatéticos, os seus seguidores do Liceu.

1 – VIDA

Aristóteles nasceu em 384 aC em Stagirus, uma colônia grega já extinta. Seu pai Nicômaco era médico da corte do rei Amintas da Macedónia, e. Enquanto ele ainda era um menino, seu pai morreu. Aos 17 anos seu tutor, Proxenus, o mandou para Atenas, que era considerada o centro intelectual do mundo, para completar sua educação. Ingressou na Academia e estudou com Platão, frequentando suas aulas por um período de vinte anos. Com a morte de Platão, em 347, a capacidade preeminente de Aristóteles parece tê-lo designado para suceder a liderança da Academia. Mas a sua divergência com o ensinamento de Platão era muito grande para que isso fosse possível, com isso o sobrinho de Platão Speusippus foi escolhido em seu lugar. Casou-se com Pítias, a sobrinha do rei. Posteriormente ele casou-se pela segunda vez com uma mulher chamada Herpyllis, que lhe deu um filho, Nicômaco. A convite de Filipe da Macedônia, ele se tornou o tutor de seu filho de 13 anos, Alexander.

Aristóteles encontrou a escola platônica florescendo sob os Xenocratas e o platonismo que na época era filosofia dominante de Atenas. Com isso ele montou sua própria escola em um lugar chamado o Liceu (Lyceum). Ao ensinar no Liceu, Aristóteles tinha o hábito de caminhar em quanto discursava e foi assim que seus seguidores se tornou conhecido nos últimos anos como os peripatéticos, que significa "andar sobre." Nos próximos 13 anos ele dedicou suas energias para o seu ensino compondo seus tratados filosóficos. Ele dividiu os tipos de aulas em duas partes: Pela manhã eram as discussões mais detalhadas para um grupo de estudantes avançados, e na parte da noite era discursos populares para o público em geral amantes do conhecimento. Em 322 aC. Ele morreu de uma doença do estomago.

2 – ESCRITOS

Relata-se que os escritos de Aristóteles foram realizados por seu aluno Teofrasto, que sucedera Aristóteles na liderança da Escola peripatética. Para proteger os livros de roubo, os herdeiros de Neleus esconderam em um cofre, onde foram danificados pela umidade, traças e vermes. Neste esconderijo foram descobertos em 100 aC por Apellicon, um rico amante dos livros, que trouxe para Atenas. Eles foram mais tarde levado para Roma após a captura de Atenas por Sila em 86 aC. Em Roma, logo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com