TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia De Genero

Casos: Violencia De Genero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  4.627 Palavras (19 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 19

01. INTRODUÇÃO

O tema nesse trabalho é relações de gênero e como iremos enfatizar como o estado vem lidando com esse fenômeno social, se caracteriza violência de gênero qualquer ato que resulta ou possa resultar em dano físico, sexual, mental ou sofrimento. O estado vem tentando combater essa violência através de leis que impedem o agressor de cometer tal ato podendo leva-lo a punições.

A violência de gênero e praticada geralmente por aquele que possui maior parcela de poder numa relação e resulta na superioridade masculina transmitida pela cultura e pela sociedade desde pequenos quando aprendemos que o homem representa força e a mulher fragilidade, esse e o fator que gera a violência contra a mulher se torna a figura mais frágil.

O SPM (secretaria políticas para as mulheres) vem com o intuito de buscar algumas alternativas que tentam diminuir a violência contra a mulher, protegendo- as e assegurando seu comprimento de acordo com a lei federal nº 11.340/06 de 07 de agosto de 2006.

Esse fenômeno só foi possível através do movimento feminista que lutou pelo reconhecimento e a valorização da mulher na sociedade. Foi Criado em julho de 1980 o dia internacional da luta contra a violência da mulher.

O que se considera no Brasil violência contra a mulher foi uma conquista histórica do movimento feminista que vem lutando por esse reconhecimento a muitos anos.

02. METODOLOGIA

Esse trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica em artigos científicos nas seguintes bases de dados: GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO. Contamos também com o apoio dos professores das disciplinas do primeiro módulo de curso de Psicologia do Centro Universitário UNA para a discussão do nosso tema.

Os descritores utilizados para busca de artigos foram: Gênero, Violência, Violência Contra Mulher, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Lei Maria da Penha e Movimentos Feministas. Após a seleção de artigos coerentes ao objetivo desse estudo, os dados foram sintetizados e descritos no trabalho a seguir.

03. GÊNERO

O processo de desenvolvimento pessoal do homem e da mulher na atualidade sofre enorme influencia da dominação patriarcal e da sociedade, que vem determinando posturas a serem adotadas pelos mesmos, neste trabalho iremos apresentar como o Governo vem enfrentando este fenômeno social e o que ele tem feito para mudar essa situação. Por isso apresentaremos definições necessárias dentro do nosso contexto, para que possamos contextualizar nosso objeto de estudo. Como se trata de um tema amplo, selecionamos alguns conceitos os quais consideramos de tamanha importância para nosso estudo.

A palavra Gênero surgiu no meio das feministas americanas que queriam mostrar no caráter das distinções baseadas no sexo a indiferença quanto à mulher, a palavra foi usada então como um indicativo de rejeição no uso dos termos sexo ou diferença sexual, gênero era um termo proposto por aqueles que defendiam que a pesquisa sobre a mulher transformaria os paradigmas de cada disciplina, desde então o desenvolvimento pessoal do homem e da mulher na atualidade acabou sofrendo uma enorme influencia da dominação patriarcal, que vem determinando posturas a serem adotadas pelos mesmos (SCOTT, 2005).

Partindo da apresentação do significado da palavra gênero no Mini Dicionário Aurélio (2001, p.345), localizamos o seguinte significado:

Gênero: sm. 1. Agrupamento de indivíduos, objetos, etc., que tenham características comuns. 2. Classe, ordem, qualidade. 3. Modo, estilo. 4. Antrop. A forma como se manifesta, social e culturalmente, a identidade sexual dos indivíduos. 5. Biol. Reunião de espécies [v. espécie (4)]. 6. Gram. Categoria que classifica os nomes em masculino, feminino e neutro.

Podemos dizer que gênero é a identidade dada a uma pessoa de acordo com seus valores e com seu papel exercido na sociedade. Geralmente é determinado entre homens e mulheres e é uma construção cultural que a sociedade produz, está associado ao interior, escuro, fechado e privado, ou seja, a mulher aprende que do gênero feminino a sociedade espera o ser mãe, o cuidar e o maternal, a dependência, ser companheira do homem, a pureza e a docilidade, do homem se espera força, controle, racionalidade, o ser provedor da vida e do destino da família além do controle das emoções tidas como fragilidade, tudo isso por ele está associado ao exterior, claro e aberto ao publico (SILVA, et al., 2010; FAGUNDES, 2005).

Por isso, as crianças crescem aprendendo a diferençar o que é masculino do que é feminino. A visão ética na construção das relações de gênero precisa de uma mudança radical, que desconstrua todo o preconceito existente e revolucione a visão social do justo e igualitário direito de ser e existir, desmascarando assim toda a alienação e hipocrisia construída ao longo de tanta subserviência e manipulação da humanidade.

A ocorrência de violência contra a mulher mostrada nos define que violência de gênero pode ser “qualquer ato de violência que resulta ou possa resultar em dano físico, sexual, mental ou sofrimento para a mulher, inclusive ameaças de tais atos, coerção ou privação arbitrária de liberdade, seja na vida pública ou privada. Seria, toda e qualquer ação que causa intimidação, dano ou coloca o outro como subordinado”. A violência pode ser física ou psicológica (BRASIL, 2012).

O fenômeno da violência de gênero constitui-se foco de importantes questionamentos e discussões em nossa sociedade, sendo caracterizado por experiências pautadas pelo sofrimento, pela revolta, pelo trauma e, consequentemente, pelo desejo de transformação de práticas sociais na atualidade. A violência de gênero caracteriza-se pela incidência do ato violento em função do gênero ao qual pertencem as pessoas envolvidas, ou seja, a violência acontece porque alguém é homem ou mulher. O termo violência de gênero é quase sinônimo de violência contra a mulher, pois são as mulheres as maiores vítimas da violência (AZEVEDO apud STREY, 2004).

A violência de gênero é praticada geralmente por aquele que possui maior parcela de poder numa relação e resulta a dita superioridade masculina transmitida pela cultura sexista de nossa sociedade, que a pregoa estereótipos de força, virilidade e potência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com