TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Por:   •  30/4/2014  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Ciências Contábeis

7º Período

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Acadêmicos

Tutor – EAD

PROFESSOR (EAD): Me. Hugo David Santana

Tutor Presencial

Vitor

Barra do Corda – MA

Abril de 2014

CONTABLIDADE INTERNACIONAL

Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?

A Contabilidade Internacional é um grande desafio a um contador, que surge para construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. Tornando-se importante no Brasil especialmente para a convergência de valores que ocorre diariamente na Bolsa de Valores e da vinda de capital estrangeiro ao mercado nacional. Esta normatização faz com que a convergência às normas internacionais de contabilidade seja padronizada e aplicada globalmente, sem que ocorram dúvidas ou questionamentos quanto à veracidade das informações constantes nos balanços patrimoniais e financeiros.

A Contabilidade Internacional, do ponto de vista do Brasil, pode ser classificada em duas vertentes: a da Contabilidade estadunidense, cujas regras principais são conhecidas por FAS, organizadas pela entidade civil FASB - The Financial Accounting Standards Board; e as regras de contabilidade organizadas por iniciativa da ONU. A contabilidade estadunidense deve ser conhecida para fins de padronização com a contabilidade das corporações holdings daquele país, a serem seguidas pelas filiais no exterior,por exemplo. Também é exigida para o balanço (convertido em moeda estrangeira) das empresas de fora dos EUA que quiserem lançar títulos nas bolsas americanas. A SEC (órgão similar à CVM do Brasil) designou o FASB como responsável pela padronização contábil das companhias americanas.

Já a contabilidade internacional baseada nos moldes descritos a seguir, busca uma padronização para todos os países da ONU.

Os princípios e regras de Contabilidade Internacional são detalhados nos pronunciamentos IAS, IFRS, SIC e IFRIC, que foram publicados pelo IASB (International Accounting standards Board). As normas internacionais de contabilidade IAS / IFRS são publicadas em inglês que é a única versão oficial. A União Europeia realizou uma tradução livre para o português assim como para outros idiomas (Francês, Espanhol, Alemão etc.). Porém as traduções não são versões oficiais. O IASB e o IFRS estão em busca de uma convergência internacional com o FASB. Em 18 de setembro de 2002, em Norwalk (Connecticut), FASB e IASB se reuniram e divulgaram um "Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding)".

Siglas inglesas importantes

* IASC (International Accounting Standards Committee)

* IASB (International Accounting standards Board)

* IAS (International Accounting Standard)

* SIC (Standing Interpretations Committee)

* IFRS (International Financial Reporting Standard)

* IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee)

Os princípios fundamentais da estrutura conceptual da Contabilidade internacional estão definidos no texto chamado "Framework" em inglês ("Estrutura conceptual"). O texto não é uma norma internacional de contabilidade. Ele é uma descrição dos conceitos básicos que devem ser respeitados na preparação e apresentação das demonstrações financeiras internacionais. No Brasil, a prática contábil sempre teve forte influência de legislações fiscais específicas, que definiam critérios de avaliação e contabilização para diversos itens patrimoniais e de resultado. As taxas de depreciação de bens do ativo imobilizado, amplamente utilizadas pelas empresas, em evidente inobservância dos critérios adequados de depreciação que respeitam o tempo de vida útil econômica dos bens, constitui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com