TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Vertical E Horizontal De Balanços

Por:   •  19/11/2012  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES RIO-GRANDENSES - FARGS

AIRA BORGES E SABRINA LORENZI

CONTABILIDADE GERAL:

(Análise Vertical e Horizontal de balanços)

Porto Alegre, 16 de Maio de 2012

FACULDADES RIO-GRANDENSES - FARGS

AIRA BORGES E SABRINA LORENZI

CONTABILIDADE GERAL:

(Análise Vertical e Horizontal de balanços)

Trabalho de Grau 3 para a cadeira de Contabilidade Geral do curso de Administração das Faculdades Rio-Grandenses- FARGS

Professor: Luis Fernando Tavares

Porto Alegre, 16 de Maio de 2012

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. ANÁLISE VERTICAL 4

2.1 CONCLUSÕES EXTRAÍDAS DA ANÁLISE 5

3. ANÁLISE HORIZONTAL 5

3.1 VARIAÇÕES DE ANÁLISE HORIZONTAL 7

4. CONCLUSÃO 8

5. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

As analises “Vertical e Horizontal” de balanços, são formas utilizadas para avaliar as Demonstrações financeiras de empresa. Estas análises devem ser feitas com o maior cuidado e muito critério, pois é com base nas informações resultantes delas que os administradores da empresa, seus fornecedores, os executivos de bancos e o mercado em geral irão tirar suas conclusões quanto ao atual estado da empresa e também irão definir seu futuro. Cada um utilizando as informações que lhes forem pertinentes, o resultado da desta análise é tão completo que serve para alimentar e sanar muitas dúvidas.

O grande diferencial destas formas de analises é que é avaliado um determinado índice em um período longo de tempo, ou seja é feito uma comparação com um “resultado” do período atual, por exemplo, com o resultado do período passado, assim o aproveitamento do resultado adquirido é muito maior.

Conforme Assaf Neto:

“ As duas principais características de análise de uma empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins. Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico que norteia a análise de balanços é a comparação.”

Da mesma forma que avaliamos uma empresa, podemos também avaliar diversas empresas do mesmo segmento de mercado, pois a avaliação nos permite confrontar os desempenhos e assim ter uma visão mais clara.

2. ANÁLISE VERTICAL

Análise Vertical ou percentual, como alguns preferem chamar, é a forma de avaliação que abre a estrutura de composição dos itens do balanço e permite que seja avaliada sua evolução no tempo. Basicamente estabelece a participação ou proporção de cada item em ( % ) com relação ao total de seu grupo ou então pelo total geral.

O calculo é feito com a participação de cada item que compõem o Ativo ou Passivo e Patrimônio Liquido em relação ao total do Ativo ou Passivo. Ou seja, explicando de uma forma mais prática e objetiva o calculo que deverá ser feito é (Total do Ativo Circulante dividido pelo total do Ativo, o resultado multiplica-se por 100 para se obter o valor em %), ou seja o Ativo circulante, neste ano, correspondeu a tal percentual do total do Ativo da empresa. Da mesma maneira podemos fazer o calculo usando apenas um item do Ativo Circulante, por exemplo, “Disponibilidades”.

Conforme exemplo:

Quadro n° 1 Análise Vertical dos balanços da SLC Participações S.A

Fonte: O Autor

2.1 CONCLUSÕES EXTRAÍDAS DA ANÁLISE

Após a realização da comparação, devemos realizar a avaliação dos dados para poder elaborar a conclusão da análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com