TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INTRODUTORIA

Por:   •  2/5/2013  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIA CONTÁBEIS

CLAUDECI SILVA DE SOUZA

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Itaberaba

2012

CLAUDECI SILVA DE SOUZA

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contébeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Contabilidade Basica,Fundamentos da Administração, Introdução ao Direito Pulblico e Privado, Matemática], do 1° semestre.

Orientadores: Profs. Vânia Almeida Silva Machado

Temis Chenso da S. Rabelo Pedroso

Helenara Regina Sampaio

Samara da Silva Headley

Itaberaba

2012

1 Introdução

Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.c, com os sumérios. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra. A contabilidade iniciou-se empiricamente (ver contabilidade do mundo antigo e quipu). Com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV.

Portanto a contabilidade surgiu no intuito do ser humano controlar seus patrimônios, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão, ao longo dos anos com as tecnologias e transformações do mundo de hoje a contabilidade vem se expandido e abrangendo assim vários ramos de atividades como na área comercial, industrial, publica dentre outras.

Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios. Desta forma fica claro e evidente o papel importante e indispensável que a contabilidade exerce para o empresariado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade

Segundo Marion a contabilidade é a ciência que estuda registra, controla os patrimônios das entidades com fins lucrativos ou não sendo instrumentos de informações para tomadas de decisões dentro e fora da empresa, já Costa (ano, p. 29), diz:

A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultados das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins , que podem ser lucrativos ou sociais.

Portanto, conclui-se que a Contabilidade é a principal ferramenta de auxílio nas tomadas de decisões por parte dos administradores na gestão das empresas, pois os relatórios contábeis viabilizam a análise da situação da empresa e assim podem-se verificar as metas pré-estabelecidas e proporcionar melhores planejamentos e controles futuros. Mas, ainda existe uma grande parte de empresários e administradores que se utiliza da Contabilidade apenas para calcular tributos e preencher declarações e guias. Isso acontece, em grande parte, por culpa do próprio contabilista que não demonstra aos administradores o quão útil pode ser uma Contabilidade bem-executada, com informações corretas e verdadeiras. É preciso mudar essa realidade, conscientizando-se todos os interessados sobre a importância da Contabilidade e, conseqüentemente, dos profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com