TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediaria

Por:   •  22/10/2014  •  9.540 Palavras (39 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 39

Etapa 2- passo 2

Regime de Competência e Caixa

Os regimes contábeis são normas que orientam o controle e registro dos fatos patrimoniais, entre esses regimes podemos citar o regime de competência e de caixa.

No regime de competência contabilizamos tudo no momento em que foi gerada, despesas e receitas, independentemente se foi paga ou recebida.

Nesse regime consideramos como receita o que foi gerado no momento da entrega da mercadoria ou serviço prestado, independentemente do recebimento, e como despesa, o momento em que se adquire o bem ou serviço, independentemente de pagamento.

O regime de caixa não é muito utilizado na contabilidade, ele é apenas instrumento de apuração de resultado. Nesse regime consideramos as receitas e despesas no ato do recebimento e pagamento, respectivamente.

Com base nisso podemos dizer que a sobra de dinheiro não é necessariamente lucro, assim como falta de dinheiro no caixa não se caracteriza como prejuízo das empresas.

Para melhor entendermos, citamos os exemplos abaixo, onde sobra de caixa não se caracteriza como lucro:

* Venda à vista de itens comprados a prazo: quando vendemos uma mercadoria à vista, esse dinheiro fica disponível no caixa, porém ele não se caracteriza como lucro, pois teremos que pagar pelos produtos utilizados a prazo.

* Venda de itens disponíveis em estoque e que já foram pagos anteriormente: essa sobra de caixa originada pela venda não é real, pois anteriormente desembolsamos esse valor, então essa entrada não é lucro.

* Recebimentos superiores aos pagamentos: quando é efetuado um parcelamento de uma compra, mas o recebimento das vendas foi à vista.

Também tem a situação da falta de dinheiro no caixa que não se caracteriza por prejuízo, que é o caso do atraso no recebimento das vendas, a inadimplência. Essa falta de dinheiro temporariamente no caixa não se caracteriza como prejuízo, mas só um atraso na entrada de dinheiro. https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9AyN

KXpDN2RhOTRkMTgtMzE0Yi00YWE4LTg4ZjItOTMzNDUyNTcxNjVh&hl=en_US<

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/regime-de-competencia-x- regime-de-caixa/20654/

http://www.femice.org.br/sindhefadm/pdf/noticias/INSALUBRIDADE_material-adicional.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/hora_extra

http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/trabalho_noturno.htm

Sites sugeridos:

http://www.cfc.org.br

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9AyNKXpDN2RhOTRkMTgtMzE0Yi00YWE4LTg4ZjItOTMzNDUyNTcxNjVh&hl=en_US

http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/contribfont.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/del5452.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a construção de conceitos contábeis, estudo e pesquisa dos principais assuntos aplicados à contabilidade intermediária, tais como despesas, custos, folha de pagamento, entre outros.

Com este desafio, você adquirirá competências e habilidades de participação em grupo, responsabilidade e espírito científico, necessários para a formação profissional do Administrador, além de estabelecer relações entre as diferentes disciplinas do curso.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para aprimorar os conhecimentos sobre apuração do resultado econômico da atividade, proporcionando mais clareza e transparência aos relatórios contábeis. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Ler o capítulo 10 do Livro-Texto da disciplina, indicado no final deste documento.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar o balancete de verificação da Companhia Beta, empresa prestadora de serviços, de acordo com as informações constantes na Tabela 1, a seguir.

Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com