TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico e social

Tese: Desenvolvimento econômico e social. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  7.363 Palavras (30 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 30

ATPS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

5º SEMESTRE

Curso Ciências Contábeis Período Letivo 2013

Semestre 5º Sem Disciplina Desenvolvimento Econômico

Nome do tutor presencial Igor

Nome Professor EAD

Nome Aluno (a) João Batista Ananias da Nóbrega

Ana Paula de Sousa da Silva

Jaqueline Albuquerque Bragança de Souza

Paula Cristina Silva dos Santos Faria

RA 2317360217

2322395072

2330421470

2321374588

INTRODUÇÃO

Iniciaremos esta atividade primeiramente para a elaboração de um artigo científico que compare o Desenvolvimento econômico dos países do Agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (BRICS) e evidencie influência do bloco na economia mundial.

O estudo do desenvolvimento econômico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos regionais, ao verificar indicadores e condições locais. Ao estudar cenários prováveis, profissionais de diversas áreas preparam estratégias para a tomada de decisão relacionada aos seus futuros.

Este Trabalho é importante para profissionais não economistas articularem conceitos relativos à construção de cenários econômicos. O processo de compreensão de textos econômicos, muitas vezes, caracteriza se por comparação entre autores e/ou análise sobre a evolução de indicadores ou índices econômicos. A análise e articulação de conceitos qualificam o profissional para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que o grupo tenha condições de comparar perspectivas de desenvolvimento econômico entre países e entre autores.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 – Pesquisem no livro-texto e na bibliografia complementar da disciplina os conceitos (também os índices e dados) sobre o PIB por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o IDH. Anotem as informações relevantes para serem utilizadas na redação final do artigo.

PIB

Produto Interno Bruto É o resultado da soma de todos os serviços e bens produzidos num determinado período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente).

O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele representa o crescimento econômico, sendo um importante indicador da atividade econômica de uma região. Lembrando que no cálculo do PIB não consideramos os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

Para calcularmos o PIB de uma região, basta utilizar a seguinte fórmula:

PIB = C+I+G+X-M.

C=Consumo privado.

I=Investimentos totais feitos na região

G=Gastos dos governos

X=Exportações

M=Importações.

Quando dividimos o PIB de uma região pelo número de habitantes desta região, obtemos o PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita.

No ano de 2011 o PIB brasileiro obteve um crescimento de 2, 7% sobre o ano anterior, totalizando R$ 4,143 trilhões ou US$ 2,367 trilhões (dados divulgados pelo IBGE em 06 de março de 2012). De acordo com o IBGE esse crescimento resultou do crescimento de 4,3% nos impostos e 2,5% no valor adicionado. Segundo economistas, mesmo tendo crescimento ficou abaixo do esperado, analisando toso potencial econômico que o país tem e apontaram a crise americana e europeia. Outro fator determinante que foi abordado como indicador resultante de crescimento baixo foi a política contra a inflação adotada pelo Banco Central que elevou as taxas de juros (Selic), desestimulando consumo.

IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO)

Foi criado mensurar o grau de desenvolvimento humano dos países e funciona como uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e classifica os países em: países desenvolvidos (muito alto desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). Para divulgar os índices, são coletados dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional, gerando assim a medida estatística. Desenvolvido em 1990, pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.

Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. Este índice serve para algumas empresas e organizações locais para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.

Indicador construído para mais de 170 países desde o início da década de 90, é uma média aritmética de três indicadores:

* Um indicador de renda: o PIB per capita; * Um indicador que capta a saúde da população: a expectativa de vida da população ao nascer;

* Um indicador da educação da população: média ponderada da taxa de alfabetização de adultos (2/3) e da taxa combinada de matrícula nos ensinos fundamental, médio e superior (1/3).

O IDH varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1 mais desenvolvido é o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com