TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE PARA A PARCERIA DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 RESUMO 3

2 INTRODUÇÃO 4

3 RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL 5

4 GESTÃO dE RESPONSABILIDAE SOCIAL EMPRESARIAL 6

5 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO EMPRESARIAL 8

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1 RESUMO

Diante das preocupações com os problemas ambientais que a sociedade de hoje tem demonstrado e a exigência do mercado competitivo com as questões ambientais, surge a necessidade de mudança de comportamento das empresas, já que estas degradam o meio ambiente em grandes proporções, no sentido de evitar problemas ambientais futuros e minimizar os existentes. E não tem sidos diferente nas empresas do setor de alimentos onde faz-se necessário aliar o crescimento econômico das mesmas com o equilíbrio ambiental. Para isto se tem a norma ISO 14001:2004 que trata dos requisitos para implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA), de forma sistêmica, em processo contínuo, identificando oportunidades de melhorias que minimizem os impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente. Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para implantação de um sistema de gestão ambiental em empresas do setor de alimentos com base na ISO 14001:2004. Para tal, foi simulada a implantação do sistema numa da região do Acre, denominado Real Acre Alimentos S.A. Apesar de ter sido uma aplicação fictícia, pôde-se concluir que com a implantação de um SGA, as empresas podem reduzir seus custos, melhorar a qualidade do trabalho, minimizando o uso de recursos naturais e conscientizando seus funcionários, e melhorar a imagem da empresa, diante do mercado competitivo.

Palavras-chave: responsabilidade socioambiental; educação ambiental; empresas; inclusão social

2 INTRODUÇÃO

A preocupação que a sociedade vem demostrando com a qualidade do meio ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Acrescentando ainda a estas exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e normas, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto a sociedade.

Diante de tais exigências e da necessidade de redução de custos e adequação dos produtos e processos de produção às necessidades do mercado, as organizações, sobretudo as industriais são pressionadas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade dos produtos, viabilizem e suportem inovações tecnológicas, contribuam com o desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e, consequentemente, da lucratividade. Os Sistemas de Gestão Ambiental tem sido uma das alternativas utilizadas pelas empresas para alcançarem estes objetivos. O sistema com base na norma ISO14001 é um dos modelos de gestão ambiental mais adotado em todo o mundo.

Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental para a empresa “Real Acre Alimentos S.A” (empresa fictícia), que atua no ramo de alimentos que desenvolve atividade nos segmentos de processamento e distribuição de produtos de carne bovina, tendo como objetivo principal a preocupação com o destino de resíduos produzidos no processamento e os poluentes emitidos durante a industrialização.

3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Real Acre Alimentos S.A é uma empresa do setor de alimentos que desenvolve atividade nos segmentos de processamento e distribuição de produtos de carne bovina, processados e industrializadas para atender a clientes no Acre. A Real Acre Alimentos S.A é prova de que a união é a melhor forma de alcançar resultados. Regida pelos princípios do Cooperativismo, que se baseiam no trabalho coletivo e na partilha dos resultados, conquistou o mercado e tornou-se referência mundial. O forte compromisso com o consumidor e com todos os que participam da cadeia produtiva, faz com que a Real Acre equilibre seus objetivos empresarias com o compromisso social, valorizando o produtor rural e garantindo força e qualidade à produção.

A Real Acre alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com