TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

‘'O SISTEMA BRASILEIRO DE ENERGIA, TRANSPORTE E TELECOMUNICAÇÃO''.

Pesquisas Acadêmicas: ‘'O SISTEMA BRASILEIRO DE ENERGIA, TRANSPORTE E TELECOMUNICAÇÃO''.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

‘’O SISTEMA BRASILEIRO DE ENERGIA, TRANSPORTE E TELECOMUNICAÇÃO’’.

‘’Sistema de Energia Brasileiro: No Brasil, a geração de energia elétrica é dominada há décadas pela hidroeletricidade. Mais de 80% da atual produção nacional é baseada nessa matriz. Tal dependência pode trazer problemas no caso de pouca chuva ou os eventuais efeitos de uma mudança climática que possa afetar essa matriz energética. ’’

‘’É justamente ao prever futuros problemas no abastecimento energético, que vários países estão buscando diversificar suas fontes produtoras de energia. O desenvolvimento tecnológico contribui também para redução dos custos de geração das FRE. Isso criou uma alternativa às fontes fósseis e contribuiu para que as energias renováveis conquistassem novos mercados. ’’

‘’ENERGIA RENOVÁVEL: A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como o sol,vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis. Por serem aproveitáveis em pequenas unidades, as FRE podem descentralizar e diversificar a matriz energética brasileira com fontes limpas. ’’

• http://www.giz.de/en/downloads/pt-fontes-renovaveis-energia-brasil.pdf

ENERGIA SOLAR: ‘’A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa. ’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola).

‘’Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta. A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertido em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica. ’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola)

‘’Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares. ’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola).

‘’Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. ’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola).

• http://www.brasilescola.com/geografia/energia-solar.htm

ENERGIA EÓLICA: ‘’A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares. Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no séc. V. Eles foram usados para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade). ’’ (Jornal Ambientebrasil)

‘’As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia. ’’ (Jornal Ambientebrasil)

‘’Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Emitem certo nível de ruído (de baixa freqüência), que pode causar algum incômodo. Além disso, podem causar interferência na transmissão de televisão. O custo dos geradores eólicos é elevado. ’’ (Jornal Ambientebrasil)

No Brasil, ainda segundo a GWEC, a produção chegou aos 341 MW ao final de 2008. (Kléber Cavalcante. Brasil Escola)

• http://www.fcmc.es.gov.br/download/energia_eolica.pdf

• http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eolica.htm

ENERGIA HIDRÁULICA: A energia dos rios e dos mares.

‘’A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária à construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. ’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola).

‘’A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica. ’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola).

‘’Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas. ’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola).

‘’Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.’’ (Wagner de Cerqueira e Francisco. Brasil Escola).

• http://www.brasilescola.com/geografia/energia-hidreletrica.htm

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »