TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JOSIANA A DA SILVA FREITAS

                                         

A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

                              NO BRASIL

[pic 2]

São Jose dos Campos

2011

             

A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Trabalho Interdisciplinar Individual].

Prof.ª Daniela Sikorski,Paulo Sergio Aragão, Clarice da Luz Kernkamp,Maria Lucimar Pereira.

São Jose dos Campos

2011

Sumário

1.Tema e Objetivo do Trabalho

  1. – Tema: A Construção das Políticas Sociais no Brasil
  2.  _ Objetivo: Resgatar os aspectos históricos da construção das    políticas sociais no Brasil, despertando a compreensão dos alunos quanto aos processos determinantes que incidem na atual formatação das políticas.

 2.Introdução

    3.Desenvolvimento

                             4.Conclusão

                             5.Referências bibliográficas

                         

 2 - INTRODUÇÃO:         

        Este Trabalho aponta como ocorreu o processo de construção sãs políticas sociais no Brasil. A relação do Estado e a mobilização diante do crescimento constante das expressões da questão social nas suas mais variadas faces: miséria, desemprego, a fome, violência etc. Relata também o surgimento do Serviço Social e sua atuação neste contexto histórico; quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País um intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações peculiares ao sistema capitalista. Foi onde se colocou em discussão a denominada questão social dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta dado ao conflito entre esses dois pólos vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos. Para entender melhor essa problemática, considera-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. Foca-se, então, o cerne da questão social, a exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas conseqüências para a vida do trabalhador.

O SS profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e o agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão no Brasil, estudou-se o contexto da época em que foi criada no País, considerando-se como eixo central da análise a questão social em seus aspectos econômicos, políticos e sociais. Diante disso foi promulgada uma série de medidas de políticas sociais, como uma forma de enfrentamento das múltiplas refrações da questão social, ao mesmo tempo em que o Estado conseguia a adesão dos trabalhadores, da classe média e dos grupos dominantes, donos do capital. O governo populista adotava, ao mesmo tempo, mecanismos de centralização político-administrativa, que favoreciam o aumento da produção, dando condições para a expansão a e acumulação capitalista. Este trabalho apresenta todos os avanços dessa classe que se dedica a uma luta para que a justiça seja para todos, e como as políticas públicas são concebidas como um processo, composto por um conjunto de atividades que visão atender às demandas e interesses da sociedade lá estará o Serviço Social.      

3 - DESENVOLVIMENTO:

Relacionando O Serviço Social com a questão social e com as políticas sociais do estado, tornou-se necessário o debate de alguns elementos da problemática do Estado: O Estado liberal, O Estado intervencionista, e as funções educativas, políticas e sociais que se desenvolvem no âmbito do Estado moderno. Os processos de institucionalização do Serviço social, como profissão, estão relacionados com os efeitos políticos, sociais e populistas do governo de Vargas. A implantação dos órgãos centrais e regionais da previdência social e a reorganização  dos serviços de saúde, educação, habitação e assistência ampliaram de mofo significativo o mercado de trabalho para com  os profissionais da área social.O Serviço social, como profissão e como ensino especializado, beneficiou-se com esses elementos históricos conjunturais. Ao mesmo tempo em que se ampliava o mercado de trabalho, criavam-se as condições para uma expansão rápida das escolas de serviço social.

O trabalho humano se encontra na base de toda a vida social. Os homens, impulsionados pelas necessidades vitais, apropriam-se da natureza e produzem os bens necessários a sua manutenção, que lhes dão condições de existir, de reproduzir e de “fazer história”, salientaram Max e Engels. Satisfeitas as primeiras necessidades surgem outras, exigindo novas soluções, que direcionam o homem nas relações com os outros homens.Enredado nesse conjunto de relações sociais, como um ser social e histórico, este desenvolve sua práxis, atividade material pela qual ele faz o mundo humano e se transforma a si mesmo.Assim, através de contínuas transformações das condições sociais, bem como toda práxis humana, foram sendo gerados os progressos econômico e social, bem como toda uma cultura. As contradições entre as forças produtivas e as relações de produção, acabam levando ao colapso um determinado modo de produção e a sua substituição por outro, dando assim lugar ao que Marx denomina de “épocas progressivas de formação econômica e social”. As concepções acima sobre modo de produção e sua transformação histórica, fazem necessárias para se compreender como funcionam as forças de vida social, colocam um acento demasiado nas forças econômicas, fazendo delas o elemento determinante. Não se desconhece que as condições econômicas têm sido historicamente, as forças mais fortes e decisivas, mas não se pode negar a existência de inúmeras outras forças, que também exercem a sua influência. Os elementos políticos, Jurídicos, filosóficos, religiosos, literários, artísticos e outros repercutem uns sobre os outros, sobre a estrutura econômica e sobre o curso da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com