TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discriminação Racial

Por:   •  31/8/2015  •  Artigo  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

A discriminação Raciall que se abate sobre a população negro-descendente (pretos + pardos) no Brasil está centrada nas politicas de reparação.

discriminação racial  é um conceito que normalmente é confundido com racismo (e que o abarca), mas se trata de conceitos que não necessariamente coincidem. Enquanto o racismo é uma ideologia baseada na superioridade de uma raça ou etnia sobre outra, a discriminação racial é um ato que, embora esteja fundado em uma ideologia racista, não sempre o está. Ou seja, é preciso deixar claro que a discriminação racial positiva (quando as discriminações têm como objetivo garantir a igualdade das pessoas afetadas) constitui uma maneira de discriminação cujo objetivo é combater o racismo.

No Brasil das chacinas e da miséria, que nos reduz a um dos países mais atrasados do planeta, a presença do negro é sólida, vigorosa, majoritória e dramaticamente consistente.

Tanto o preconceito racial quanto o racismo não se confundem com a discriminação porque esta só acontece na medida em que um e/ou outro se manifestam. O preconceito e o racismo são atitudes. São modos de ver certas pessoas ou grupos raciais.

O preconceito - de qualquer tipo – é sempre uma atitude negativa em relação a alguém. O preconceito racial ocorre quando uma pessoa ou mesmo um grupo sofre uma atitude negativa por parte de alguém que tem como padrão de referência o próprio grupo racial. O racismo ocorre quando se atribui a um grupo determinados aspectos negativos em razão de suas características físicas ou culturais. Algumas definições que podem ajudar a uma compreensão mais ampla de todo o processo discriminatório. Etnocentrismo, é uma idéia que coloca determinado grupo étnico como polo básico - ele é o centro. Os demais, por serem diferentes, não têm relevância. Há nesse caso um confronto com a modernidade que não prescinde da idéia de diversidade.

A segregação racial, há a separação física dos grupos raciais.

Grupo étnico tem-se a mesma cultura, o que envolve a história, o idioma, a tradição com os seus valores-todos eles comuns.

Racismo: a legitimação da escravidão

O Brasil foi o país que maior número de escravo importou. Cerca de 4 milhões de africanos foram recebidos aqui. Cerca de 350 anos do grosso da imigração ocorrer, os negros, e durante um cert6o tempo os índios, já trabalhavam sob condições que nenhum outro trabalhador haveria de trabalhar nesta terra.

Ambiente de Trabalho

As ocupações mais modestas, que pagam menos, sendo exercidas, principalmente por pretos e pardos. O fato de  que mesmo entre os trabalhadores de baixa renda os pretos e pardos recebem menos do que os brancos. Trata-se de pessoas que tem a mesma capacidade mas  que, apesar disto, recebem salários diferentes.

Tipos básicos de discriminação racial sofridas no mercado de trabalho:

  • Discriminação ocupacional: dificuldades de obter vagas para funções que tem melhor remuneração e são mais valorizadas.
  • Discriminação salarial: Diferenças salariais, quando exercidas as mesmas funções.
  • Discriminação pela imagem:  É a fobia pela presença do negro.
  • Preferência nas ofertas de emprego ou recrutamento em anúncios e publicidade, baseada na tonalidade de pele da pessoa.
  • Qualquer procedimento que seja de recusa, falta de oportunidade ou anulação de emprego por parte da empresa ou agência de emprego baseada na raça da pessoa.
  • Impedimento de permissão ou acesso em exercício de atividades econômicas.
  • Brincadeiras ou comentários, tais como xingamento ou fofoca, que contenham ofensas racistas.
  • Impedimento de acesso em locais públicos por discriminação racial.
  • Recusa a prestar serviços de venda de imóveis pela cor das pessoas.
  • Qualquer recusa de prestação de serviços às pessoas, baseada na raça.
  • Qualquer atitude que fere, denigre ou rebaixe a pessoa baseando somente na raça.

Discriminação Racial no Cotidiano Escolar

As crianças brancas revelam situações e apresentam atitudes preconceituosas n e discriminatórias tais como: xingamentos, ofensas, brigas e apelidos. Essas situações de discriminação são frequentes e ocorrem na presença de professores sem que eles muitas vezes tomem atitudes, demonstrando, assim, a necessidade de uma ação pedagógica. Os professores percebem os conflitos, mas muitas vezes, por não saber lidar com a situação, por falta de formação ou até por concordarem, achando normal o ato de discriminação, fazendo com que isso aumente os preconceitos e as brigas no espaço escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com