TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geladeira

Artigos Científicos: A Geladeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

O que é a Geladeira?

Frigorífico ou Geladeira, é um utensílio eletrodoméstico utilizado na conservação de alimentos. O termo frigorífico é usado no Brasil para designar geladeiras de grande porte.

Consiste em um armário metálico com prateleiras e gavetas e uma porta isolante, para manter o frio no interior do utensílio. O frigorífico doméstico possui um compartimento para fabricar gelo e congelar produtos frescos, embora uma cozinha possa ter um destes eletrodomésticos e ainda um congelador separado (por exemplo, uma arca frigorífica).

Este utensílio é um descendente das antigas casas-de-gelo (caixas-de-gelo), que usavam gelo natural produzido no inverno nas regiões frias. Ainda hoje as caixas térmicas, com isolamento plástico, são usadas para levar coisas frescas para a praia, quando se vai acampar, além de utilização no transporte de materiais sensíveis como alguns tipos de medicamentos.

Além das conhecidas versões domésticas, são comuns os frigoríficos industriais que podem ser do tamanho de um doméstico, ou até mesmo do tamanho de um cômodo de uma casa, ou maiores, como os utilizados em entrepostos frigoríficos para conservar pescado, carne ou vegetais para exportação, importação, ou para distribuição. Neste caso recebem o nome de "câmara frigorífica".

A primeira geladeira do Brasil

O primeiro aparelho produzido no Brasil foi construído no ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado, na oficina de Brusque, 31 aparelhos movidos a querosene. Então surge um novo personagem, Wittich Freitas, um comerciante bem sucedido da cidade de Joinville-SC, que convence os dois a montarem uma fábrica. Fechada a sociedade entre os três, em 15 de julho de 1950 entra em operação a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade de Joinville.

Qual o gás utilizado na geladeira?

Nos refrigeradores o gás refrigerante frio é usado no resfriamento

do motor. Nas aplicações de pequeno porte, tais como geladeiras, congeladores e aparelhos de ar condicionado residencial usa-se compressores herméticos.As únicas ligações com a carcaça do compressor são as conexões de linhas de aspiração e de descarga e de terminais elétricos.

O refrigerante é qualquer corpo ou substância que age como um agente refrigerante térmico,pela absorção do calor de outro corpo ou substância.

O refrigerante usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano ou R134a,cuja fórmula química é CF3CH2F,conforme ASHRAE Fundamentals,1997,que é um refrigerante isento de cloro,e portanto, não agressivo a camada de ozônio,pois,os antigos gases usados como o CFC (clorofluorcarbono) está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio.

Eficiência Enérgica

A eficiência elétrica de um refrigerador residencial é basicamente função da sua capacidade, mas existem diferenças de nível se o sistema possui freezer (-18 graus Celsius) combinado ou é um sistema de 1 porta somente com compartimento gelado (-3 a -5 graus Celsius). Do ponto de vista energético não vale a pena ter um refrigerador 1 porta e um freezer como 2 equipamentos separados quando é possível ter ambos em um único equipamento. Também é importante notar que para uma dada capacidade existe uma grande variação de eficiências, deixando claro que é muito importante realizar uma comparação antes da compra, pois o refrigerador é um dos itens que mais consome energia numa residência.

Como Funciona uma Geladeira?

O funcionamento de um frigorífico baseia-se em três princípios:

1. O calor transfere-se das zonas quentes para as zonas frias (ou menos quentes).

2. A pressão é proporcional à temperatura. Ou seja, aumentando a pressão, aumenta-se a temperatura.

3. A evaporação de um líquido retira calor. Fenômeno análogo à sensação de frescura sentida pela evaporação de álcool sobre a pele, ou pela transpiração.

No interior de cada refrigerador existe uma serpentina oculta (evaporizador) onde circula um gás muito frio (-37 °C). O calor dos alimentos é transferido para este gás que vai aquecendo à medida que percorre a serpentina. Para transferir esse calor para o exterior usa-se um compressor que ao aumentar a pressão ao gás, aumenta-lhe a temperatura. Este gás aquecido segue para o condensador (a serpentina visível na parte traseira do frigorífico), onde troca calor com o ar exterior, arrefecendo o gás e condensando-o. O líquido refrigerador passa então por uma válvula de expansão ou garganta, que provoca um abaixamento brusco na pressão e consequente evaporação instantânea e auto-arrefecimento. Este gás frio entra no frigorífico e completa-se o ciclo termodinâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com