TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alarme de Geladeira

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

COLÉGIO ESTADUAL AUGUSTO MEYER

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA

ALARME DE GELADEIRA: ECONOMIA DE ENERGIA

Cristina Laguna, Eliziane Segaspini, Tamires Silveira

Turma E20

Guaíba, novembro de 2014.

COLÉGIO ESTADUAL AUGUSTO MEYER

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA

ALARME DE GELADEIRA: ECONOMIA DE ENERGIA

Cristina Laguna, Eliziane Segaspini, Tamires Silveira

Turma E20

Trabalho  desenvolvido  para  as  disciplinas de

Língua  Portuguesa  II e  Eletrônica  Aplicada I

do  curso  Técnico  em  Eletrônica  do  Colégio

Estadual  Augusto  Meyer, sob  orientação  dos

 professores Roberto Silva e Denis Ullrich.

Guaíba, novembro de 2014.

RESUMO

        Para a realização do projeto foram necessárias pesquisas feitas individualmente pelos integrantes da equipe que depois foram juntados formando um conjunto Foram feitas pesquisas a respeito do consumo de energia elétrica e como a falta de água afeta no valor da energia que vão para as casas. Percebeu-se que a maioria da população não tem conhecimento sobre esses quesitos mas que poderia ser feito algo que atraísse as pessoas e que ao mesmo tempo ajudasse a economizar energia elétrica. Foi pensado então no cotidiano das pessoas, nesse mundo contemporâneo as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo e estão sempre correndo e apressadas. Nessas ocasiões é comum esquecerem coisas ligadas na tomada e até mesmo esquecerem a porta da geladeira aberta e saírem de casa, deixando assim a geladeira consumindo muita energia elétrica e até mesmo estragando seu alimento. Pensando nisso vimos um jeito que não resolve completamente mas ajuda. O projeto consiste na realização de um alarme de geladeira formado por uma maquete e um circuito eletrônico, tal projeto visa economizar energia elétrica no meio residencial. Para a realização da maquete foram usados materiais reciclados e a confecção da placa no qual foi montado o circuito foi feita manualmente. O alarme serve, por exemplo, para que o usuário que utiliza a geladeira ao esquecer a porta aberta seja lembrado pelo alarme de fecha-la. O projeto precisa de melhorias pois não está correspondendo 100% as necessidades exigidas, porém com o protótipo que foi feito já da pra se ter uma ideia do que pretendemos para o projeto final pois ainda estamos trabalhando nessa ideia.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura1 – Circuito completo do alarme__________________________________________10

Figura2 – Placa de circuito impresso e montagem do alarme_________________________10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO_____________________________________________________________6

REFERENCIAL TEÓRICO___________________________________________________7

METODOLOGIA___________________________________________________________8

LISTADE MATERIAL_______________________________________________________9

MONTAGEM_____________________________________________________________10

COMO FUNCIONA________________________________________________________11

RESULTADOS E DISCUSSÕES______________________________________________12

INTRODUÇÃO

        O aumento do consumo de energia elétrica, em razão do consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Uma usina hidrelétrica funciona usando a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia. No Brasil, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela luz que não nos deixa no escuro.         Quando há um período grande de seca, os rios perdem volume e o nível do reservatório das usinas cai, diminuindo a força da queda d'água. Assim, as turbinas giram mais lentamente e produzem menos energia. O carvão é bastante utilizado para produzir energia elétrica quando há secas, porém isso faz com que sofra um aumento de preço da energia.

        Com esse aumento de preço nosso projeto visa ajudar a economizar energia elétrica. O projeto trata-se de um alarme de geladeira, este alarme é de baixo custo e acessível para todos. Sua utilidade é simples, basta colocar o alarme dentro da geladeira. Quando a porta é aberta acende-se uma lâmpada interna que acionará o alarme, isso evitará que a pessoa a utilizar a geladeira esqueça a porta aberta.

        

        

REFERENCIAL TEÓRICO

        Eletrônica: A eletrônica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a Eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos.

        Site: www.buzzero.com Autor: Rafael Franco

        LDR: O LDR possui a interessante característica de ser um componente eletrônico cuja resistência elétrica diminui quando sobre ele incide energia luminosa. Isto possibilita a utilização deste componente para desenvolver um sensor que é ativado (ou desativado) quando sobre ele incidir energia luminosa. 

        Site: www.gta.ufrj.br

        Design: Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários. O design é o meio de adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com