TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Orçamento Na Gestão Empresarial

Monografias: A Importância Do Orçamento Na Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 conceito de orçamento e sua importância na organização 4

2.1 as vantagens do orçamento para a organização 4

2.2 Principais tipos de orçamento 5

3 conceito de orçamento mestre e sua divisão 7

4 orçamento operacional e financeiro 8

4.1 conceito de orçamento operacional 8

4.2 conceito de orçamento financeiro 8

5 a importância da tributação para a elaboração do orçamento operacional 10

6 as demonstrações contábeis e SUAS CONTRIBUIÇÕES para o orçamento 11

7 a contribuição dos métodos quantitativos no acompanhamento do orçado versus realizado 12

8 CONCLUSÃO 13

1 INTRODUÇÃO

Neste contexto vamos estudar o conceito de orçamento e suas vantagens para a organização e os principais tipos.

A importância do orçamento mestre no conceito operacional e financeiro,

Como as empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As invariáveis mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

O conceito de orçamento é muito importante para uma empresa, onde é elaborado um projeto em detalhe dos resultados por meio de hipóteses de operações, com base em uma analise de três meses de antecedência da sua implementação. Embora seja indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos.

O conceito de orçamento tem vários maneiras de ser usado, geralmente estão ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as preferências e avaliar a realização dos objetivos.

Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são distribuídos em contas que os associam para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

2.1 AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO

Cabe ao administrador financeiro analisar as diferenças do orçado, para o planejado, fazendo as mudanças necessárias quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados e de manter os resultados quando forem superiores dos orçados.

Quando administrado sabiamente um orçamento impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos.

Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho, motiva os administradores e funcionários alem de promover a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.

Orçar tem várias definições, vários sentidos. Pode ser idealizado como avaliar, calcular, estimar, computar, fazer aproximação, equivaler, procurara ser similar na de longo quanto de curto prazo. Deve, também, contemplar os planos da empresa para os seus ativos e passivos e a estimativa do seu fluxo de caixa. Para conseguir que esses aspectos se realizem, os administradores são obrigados a fazer estudo prévio dos problemas da empresa, olhando o quadro operativo por inteiro, determinando visivelmente as responsabilidades e atribuições, decidindo políticas e planejando os recursos necessários para a atividade.

De outro lado, o alcance e o detalhamento do planejamento estratégico têm aumentado devido à grande volatilidade e agitação das variáveis que compõe o cenário externo das organizações. Neste sentido, a elaboração do orçamento empresarial, como peça do planejamento, tem se tornado uma tarefa intensa e difícil para os administradores, pois envolve a integração de todas as áreas da empresa, tais como vendas, orçamento de capital, fluxo de caixa, análise de custos, planejamento estratégico, controle de estoques, investimento, planejamento organizacional, entre outros.

Sendo uma demonstração quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período, o processo de orçamento é, também, um meio pelo qual a empresa pode viabilizar as decisões e estratégias procedentes do planejamento, através da avaliação de receitas e despesas.

2.2 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO

Deve haver tantos sub-orçamentos quantas sejam as diretorias, divisões, gerências, departamentos e setores. Existentes na estrutura da empresa, pois são através deles que os planos são executados, os objetivos são atingidos e o controle é exercido. Ele deve ser estruturado de acordo com os níveis de autoridade e de responsabilidade e, também, de acordo com as linhas de produtos e serviços.

O que se chama de orçamento empresarial é um sistema que engloba uma série de sub-orçamentos (Femenick, 2000, p. 116), que formam uma verdadeira rede de projeção e controle da empresa. Esses subsistemas podem ser podem ser por setores ou função, como no exemplo a seguir:

Orçamento de vendas.

• Orçamento de produção e serviço (que, por sua vez, pode ser subdividido em orçamentos de matéria-prima, de mão-de-obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com