TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Respiração E A Excreção

Casos: A Respiração E A Excreção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 9

A Respiração e a Excreção

 O Sistema Respiratório

Podemos sobreviver até 2 meses sem comer, no máximo 3 ou 5 dias sem beber agua, mas poucos minutos sem respirar. Por quê? Para podermos responder a essa pergunta, temos que, antes de tudo, nos questionar o que sabemos sobre respiração. Normalmente, chamamos de respiração o conjunto de dois movimentos: a inspiração, isto é, captação do ar pelo nariz e pela boca até os pulmões; e a expiração, movimento contrario, pelo qual o ar é devolvido ao ambiente.

Está correto, mas não é apenas isso que está em jogo. Os pulmões, através de estruturas especiais que veremos adiante, captam do ar o gás oxigênio (O2). Esse gás é imediatamente conduzido pela corrente sanguínea para todas as células do nosso corpo.

Uma vez dentro das células, ocorrerá um fenômeno primordial, a respiração celular, o ponto central da respiração, sua razão de ser. Funciona assim:

Dentro da célula, ocorre uma reação química, promovida pela organela mitocôndria, que já conhecemos. Ela usa o oxigênio para reagir com a glicose, adquirida na alimentação. Dessa reação, é liberada certa quantidade de agua, gás carbônico e energia, É essa a energia usada para que os tecidos e órgãos funcionem.

 Órgãos do sistema respiratório

Às partes do nosso corpo que estão diretamente comprometidas com a entrada e a saída do ar, damos o nome de sistema respiratório. Esse sistema é formado pelos seguintes órgãos: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.

Cavidades Nasais

Há quem pense que não faz diferença puxar o ar pelo nariz ou pela boca. É verdade que ambos levam-no ao mesmo lugar, como veremos mais adiante, mas há diferenças, sim. O ar que respiramos não tem apenas oxigênio, ele é feito de outros gases e milhões de partículas de poeira, impurezas e micro-organismos. O nariz, ao contrario da boca, é capaz de “purificar” o ar. Mas como? O nariz tem dois buraquinhos, que se chamam narinas, aberturas que levam a duas cavidades interiores, as cavidades nasais direita e esquerda, completamente separadas pelo septo nasal. Essas cavidades são fortemente irrigadas pela circulação sanguínea e recobertas por uma mucosa especial, a mucosa nasal, que tem pelos e produz um tipo de secreção. A famosa meleca do nariz nada mais é que a prova cabal de que ele esta nos protegendo de fungos, bactérias e poeira.

Faringe

É a estrutura por onde passa tanto o ar que respiramos quanto a comida e a bebida que ingerimos. Os alimentos passam da faringe para o esôfago. O ar, por sua vez, passa da faringe para a próxima estrutura do sistema respiratório, a laringe.

Laringe

A laringe é um tudo que pertence exclusivamente ao sistema respiratório. Assim, na sua entrada, que se chama glote, há uma válvula de segurança muito importante, a epiglote. Durante a passagem de alimento da faringe para o esôfago, essa válvula imediatamente se fecha. Se, por alguma razão, ela não se fechar a tempo, ocorre o engasgamento.

É na laringe também que se encontram as pregas vocais, estruturas delicadas que, quando estimuladas pela passagem do ar, vibram como cordas de um instrumento e produzem um som: a nossa voz.

Traqueia

A traqueia é um tudo anelado, mais reforçado, formado por cartilagem, Sua estrutura rígida garante que se mantenha sempre aberta. Ela, ao final, se bifurca, ou seja, se divide em túbulos menores, que se chamam brônquios.

Brônquios

Os brônquios são dois canais de prolongamento da traqueia que penetram nos pulmões. Sua estrutura lembra a de galhos de uma arvore, por isso também são conhecidos como arvore respiratória. Essas ramificações se subdividem em estruturas ainda mais delicadas, são os bronquíolos. Cada bronquíolo termina com pequenas “bolsas” em sua extremidade, denominadas alvéolos pulmonares.

Pulmões

São dois órgãos que dão suporte aos brônquios. São rosados, flexíveis, esponjosos e extremamente vascularizados. Há, em media, 300 milhões de alvéolos trabalhando sem parar dentro dos pulmões. No instante em que milhões deles estão absorvendo as moléculas de O2, outros milhões estão devolvendo o CO2 do metabolismo celular.

 Os movimentos da respiração

A entrada e saída de ar, ou seja, a inspiração e expiração dependem da ação conjunta de músculos intercostais, ossos e diafragma. O diafragma é um feixe muscular muito especial que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.

Na inspiração, as costelas são elevadas pelos músculos intercostais e o diafragma se abaixa, aumentando o volume do tórax. Esse aumento de volume cria uma diferença de pressão, forçando o ar a entrar pelo nariz.

Na expiração, o movimento é oposto. As costelas são rebaixadas quando os músculos relaxam e o diafragma sobe, reduzindo o volume da caixa e expulsando o ar.

 Respiração, gases e poluição

O ar atmosférico é repleto de partículas de poeira, bactérias e milhões de micro-organismos patogênicos (causadores de doenças). Como respiramos esse ar, naturalmente pode ocorrer que esses micro-organismos penetrem o nosso corpo através da respiração. Muitas dessas doenças são agravadas pela qualidade do ar nas grandes cidades. Os altos índices de monóxido de carbono na atmosfera, devido a grande quantidade de veículos e a atividade industrial, comprometem a qualidade de vida da população.

Vejamos algumas das doenças mais comuns relacionadas à qualidade do ar que respiramos:

Asma brônquica: Inflamação das vias aéreas que gera o estreitamento de brônquios e bronquíolos.

Agente causador: Micro-organismos, poeira ou pelo de animais.

Sintomas: Falta de ar e chiado no peito.

Pneumonia: Inflamação dos pulmões, mas especificamente nos alvéolos.

Agente causador: Vírus, protozoários, fungos e, principalmente, bactérias como a Diplococcus pneumoniae, entre outras.

Sintomas: Tosse com escarro, dores no tórax, febre, dor de ouvido, etc. Se não for tratada, pode levar à morte.

Prevenção: Vacina.

Resfriados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com