TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Na Engenharia Quimica E A Importancia Da Coleta Seletiva

Artigo: A Sustentabilidade Na Engenharia Quimica E A Importancia Da Coleta Seletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  4.096 Palavras (17 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 17

UNIUBE

A sustentabilidade na engenharia química

E a importância da coleta seletiva

Uberaba

2014

Sustentabilidade na engenharia química

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são palavras que tem estado na moda nos últimos anos. No meio acadêmico e industrial tais expressões são usadas frequentemente. Mas afinal, o que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável? Como utilizar tais conceitos na engenharia?

A sustentabilidade está em tudo que nos cerca. Já deixou de ser apenas uma disciplina e virou uma área especifica da engenharia: a “Engenharia da Sustentabilidade”. Devemos ter em mente a ideia de conseguirmos realizar nossos processos, produtos, obras, etc., de maneira sustentável onde o econômico, o social e o ambiental estabelecem uma relação em que ambos saem ganhando.

Estamos cientes de que as demandas sociais em relação à área de engenharia se baseiam na premissa de produzir cada vez mais sem prejudicar o meio ambiente, e concomitantemente, gerar lucros. A retórica sobre tais demandas podem ser resumidas em frases como: “O engenheiro deve gerar processos sustentáveis!” ou “devemos nos preocupar com o desenvolvimento sustentável”. O lucro deve estar conjugado com o desenvolvimento sustentável. Logo, precisamos entender um pouco mais sobre como as exigências de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável estão relacionadas diretamente ao ofício dos engenheiros.

Segundo Cristina et al (2010) a definição de Engenharia de Sustentabilidade é: “ Engenharia que vai ao encontro das necessidades que as indústrias e empresas necessitam, pois trabalha com o planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.” Já a noção de “desenvolvimento sustentável” preconizada na Rio-92, de acordo com o Relatório de Brundtland (1987), é definida como: “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Podemos perceber que tais definições englobam atribuições especificas da área de Engenharia Química em especial.

Segundo o presidente da Abeq, novos conceitos e novas necessidades desafiam a engenharia química neste início do século XXI. A sustentabilidade ambiental ganha relevância no processo produtivo. “Não é mais possível pensar no uso dos recursos naturais sem levar em conta o impacto ambiental”, afirma categoricamente o engenheiro químico.

Os engenheiros, devem então buscar o desenvolvimento tecnológico dos nossos processos dentro das técnicas adequadas para a conservação do meio ambiente e de forma que o principal favorecido seja a sociedade, que poderá passar a desfrutar de melhores condições de vida. Nas diversas áreas da engenharia há uma preocupação com o uso racional dos recursos naturais e insumos básicos em diversas atividades. Ou seja, a sustentabilidade é o paradigma atual da Engenharia Química.

A sustentabilidade pode ser entendida através do entrelaçamento entre 3 conceitos; meio ambiente ,sociedade e economia.

Muitas das empresas são avaliadas com base na sua sustentabilidade, e essa preocupação em relação a sustentabilidade passou a fazer parte da análise da empresa pelos investidores e consumidores, onde estes buscam empresas com produção mais limpa e produtos que não afetem tanto o meio ambiente. Portanto, muitos negócios e investimentos são decididos com base na atenção para o desenvolvimento sustentável que as empresas oferecem.

Segundo Michael Porter (apud Wikipedia) uma consciência sustentável, por parte das empresas, pode significar uma vantagem competitiva, se for encarada como uma única estratégia a união entre estratégia econômica e estratégia de responsabilidade social. Podemos notar a vantagem competitiva nas empresas com a ideia de sustentabilidade através dos conhecidos “Relatórios de Sustentabilidade”

O termo "Relatório de Sustentabilidade" é utilizado para cobrir uma ampla gama de formatos online e impressos nos quais as empresas divulgam seus desempenhos sociais, ambientais e econômicos. Tais relatórios divulgam o desempenho com a utilização de parâmetros sociais, ambientais e econômicos. A geração de relatórios pode ajudar muito no atendimento das demandas dos acionistas por uma transparência nas questões de responsabilidade corporativa.

As lideranças empresarias devem assimilar o conceito de desenvolvimento sustentável como uma forma de produzir sem agredir ao meio ambiente, estendendo essa cultura para todos os níveis hierárquicos, para que todos tenham o comprometimento de produzir com o menor impacto ambiental, aliando produção e preservação ambiental. Dentro desse contexto, os profissionais da engenharia química, também possuem um importante papel, seja na criação de novos processos com menor impacto ambiental; redução do consumo de matérias primas; utilização mais eficiente dos insumos, por meio de melhorias de equipamentos e processos; utilização de novas matérias-primas (materiais renováveis da natureza) para obtenção de produtos diários; geração de produtos com menores tempos de decomposição na natureza; busca pela integração dos processos, não só em termos energéticos, mas também uma integração mássica em que é possível a redução do consumo de água e geração de efluentes.

Ser sustentável não significa apenas ter iniciativas em prol do meio ambiente ou ter um forte investimento social nesta área. Significa também, agregar o valor sustentabilidade na gestão, nas decisões e nas atitudes do dia a dia.

Entre as maiores atitudes representantes da sustentabilidade na engenharia química estão :

O meio ambiente é a restrição determinante para se definir o quê, quanto e como produzir. Com esse conceito, surgem inúmeros novos desafios ao profissional do setor. O primeiro é reduzir o impacto da atividade transformadora, levando em consideração todo o processo, da conversão dos recursos naturais ao descarte final dos produtos. Para isso, será preciso reduzir o uso de matérias-primas; substituir produtos quando necessário; adotar tecnologias limpas; utilizar de forma mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com