TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Avaliativa

Por:   •  11/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA

SERVIÇO SOCIAL

LUIZ AUGUSTO DA SILVA – 04034029

NOHANA FAVACHO GUIMARÃES – 04029946

  WIVIAN LILIANE SILVA DE SOUZA -04028177

VIVIANE DE SOUZA ALVES -04030149

ANTONIA ELINE DOS SANTOS MEDEIROS -04027549

SÍNTESE AVALIATIVA

Ananindeua - PA

2021

LUIZ AUGUSTO DA SILVA - 04034029

NOHANA FAVACHO GUIMARÃES – 04029946

  WIVIAN LILIANE SILVA DE SOUZA-04028177

VIVIANE DE SOUZA ALVES -04030149

ANTONIA ELINE DOS SANTOS MEDEIROS -04027549

SÍNTESE AVALIATIVA

Síntese apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade da Amazônia como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Tópicos Integradores III.

Ananindeua - PA

2021

O texto retrata sobre o conservadorismo e o Serviço Social, no qual este surge perante os militares como uma alternativa profissionalizante às suas atividades sociais em um momento que ocorrem profundas mudanças sociais e políticas. A profissão não se caracterizava somente como um novo jeito de exercer a caridade, porém também como um meio de intervenção ideológica na vida da classe trabalhadora. O Serviço Social se apresenta como uma ação educativa entre a família trabalhadora, não de forma curativa, mas sim preventiva dos problemas sociais.

O aspecto teórico-doutrinário-operativo permitiu que a profissão continuasse com seu caráter missionário fazendo uso das marcas de origem e atendendo, ao mesmo tempo, os pedidos da ordem burguesa estabelecendo na memória dos agentes profissionais uma profunda ambiguidade. As causas da exploração capitalista do trabalho são relatados e modificados em problemas sociais cabíveis de ação profissional.

Outro ponto a se mencionar refere-se à tendência empiricista e progmatista, na qual marcou esta prática profissional. Obtinham destaque as atividades caracterizadas de pesquisa e classificação da população cliente, que sempre demonstraram como uma das atribuições básicas do assistente social o consentimento de auxílios e benefícios sociais.

E, dentro do contexto repressivo e autoritário da década de 60, consequência das mudanças políticas, os assistentes sociais se acolheram mais e mais na argumentação de elementos que hipoteticamente fornecem um perfil particular à profissão. No mesmo momento surgiu uma forte tendência, pautada em segmentos específicos do meio profissional, à psicologizaçao das relações sociais, que em suma, caracterizaram os problemas reais que precisavam ser tratados de forma profissional. Implícito a esse processo de modernização de herança retrógrada do Serviço Social, acham-se dois elementos que evidenciam demasiadamente o sentido do exercício profissional e as conclusões que os agentes têm dela.  Os estudos sobre o trajeto histórico do Serviço Social no Brasil mostram, como recomendado à priori, para a permanência de um comportamento basicamente conservador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com