TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção das políticas sociais no Brasil

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 2

2

DESENVOLVIMENTO...... ........................................................................

3

2.1 – A construção das políticas sociais no Brasil..................................... 3

3 CONCLUSÃO............................................................................................ 7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................... 8

1 INTRODUÇÃO

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que a estrutura social do país, anda paralela a alguns níveis fundamentais para que haja a plena estrutura da sociedade, tais como: níveis de desenvolvimento, do percentual da pobreza existente, do grau de disparidade na repartição da renda e ainda, da organização concernente à idade da população da nação.

É imprescindível que se trate acerca das obrigações relativas às despesas sociais do Estado, na erradicação das uniformidades e da pobreza. O fato é que, há décadas luta-se pela construção de uma política social justa no Brasil e em vários outros países, ou seja, busca-se a estabilidade nos programas sociais do país, para que desta forma, seja garantida uma melhor pacificação no que diz respeito à justa repartição da renda pública.

Esta luta pendura-se desde o século XIX, quando através da Revolução Industrial, o Brasil ganhou forças para pleitear a construção da política social no país. A partir daí, a sociedade civil travou inúmeras batalhas em busca da conquista por seus direitos nos mais diversificados âmbitos sociais, alastrando-se por diversas áreas, estando todas elas dentro do conteúdo dos programas sociais existentes na saúde, na educação, na assistência social e do trabalho.

Gradativamente, houve a busca do povo pelos direitos, hoje consagrados em Lei, na Constituição Federal/88. Podemos notar a grande incidência do trabalho do assistente social sobre a sociedade. Este age de forma grandiosa, interferindo diretamente nas questões sociais em favor do povo, junto ao Estado.

O profissional do Serviço Social possui uma série de atribuições algumas delas, pertinentes tão somente ao assistente social. Ocorre que, através do labor deste, que ao longo dos anos vêm lutando pelas causas sociais junto ao povo, a construção das políticas sociais, cada vez mais, vêm oferecendo a sociedade civil resoluções e oportunidades garantidas e legisladas plenamente por leis complementares.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

O processo da construção das políticas no Brasil pendura há décadas. Há vários fatores que devem ser analisados para que se entenda, e se compreenda a importância da estrutura social do país, uma vez que, este se direciona de forma paralela a certos níveis fundamentais para que haja a plena estrutura da sociedade, alguns destes pontos são: níveis de desenvolvimento, do percentual da pobreza existente, do grau de disparidade na repartição da renda e ainda, da organização concernente à idade da população da nação.

Pois bem, é extremamente importante que se entenda sobre as obrigações inerentes às despesas sociais pertinentes ao Estado, quanto à extirpação das uniformidades e da pobreza. Deste modo, o conflito que ventila acerca da construção das políticas sociais, surgiu devido à má distribuição da renda para a população, divisão errônea esta, que prejudica, há anos o grau de desenvolvimento do país, uma vez que, a sociedade busca o direito de ter direitos, dentro de uma sociedade em que poucos têm tanto e muitos tem tão pouco. Esse quadro revela que a construção das políticas sociais foi impulsionada devido à revolta da sociedade, diante de uma situação tão injusta em relação à distribuição da renda.

Foi partindo dessa necessidade de mudança, que entre as décadas de 70 e 80, a República Federativa Brasileira enfrentou consideráveis reformulações na roupagem da Ação Social. Tais modificações foram suscetíveis pelo Estado em razão da autonomia que lhe é pertinente em razão das questões sociais existentes. As mudanças provocadas ao longo desses anos instituíram a garantia de direitos extremamente importantes para o SBPS (Sistema Brasileiro de Proteção Social).

Foi através do novo texto da Constituição/88 que foi conferido ao Estado, autoridade suficiente para intervir, quanto às delegações nas questões sociais, nos investimentos com as políticas sociais com mais prioridade, e ainda na atuação mais ferrenha em relação à proteção social. Os direitos assegurados através das leis complementares puderam garantir, de forma legal e plena, a atuação do Estado, concedendo a este, autonomia suficiente para cuidar dos interesses do povo de forma mais incisiva, criando estratégias para garantir a comunidade de que estes tenham seus direitos garantidos pelo que reza expressamente em lei.

As Políticas Sociais no Brasil alastra-se por diversos âmbitos, entre todos os programas sociais existentes na saúde, na educação, na assistência social e do trabalho, alguns benefícios concedidos pela lei são: O firmamento da Seguridade Social, que se trata de forma benevolente dos assuntos quanto à proteção à sociedade, e tem por finalidade, instituir as políticas de seguro social, saúde e assistência social.

É importante fazer alusão ao fato de que o profissional do Serviço Social nasceu recentemente, no ano de 1930, de forma compatível ao processo de industrialização e crescimento urbano da nação brasileira. A idéia de criar esta profissão foi à necessidade de controlar as manifestações do povo, devido as suas insatisfações. Esta seria uma maneira de amenizar o clamor social, evitando o comunismo no país.

Devido às constantes manifestações do povo, em busca das melhorias sociais, o Serviço Social foi obrigado a adotar uma visão menos conservadora, e foi impulsionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com