TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia de serviço social no caps

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO.............................................................................. 04-07
  1. JUSTIFICATIVA.................................................................................. 07-08
  1. OBJETIVOS......................................................................................... 08
  1. OBJETIVO GERAL........................................................................ 08
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................... 08
  1. PÚBLICO ALVO................................................................................... 08
  1. METAS A ATINGIR.............................................................................. 09
  1. METODOLOGIA................................................................................... 09-10
  1. RECURSOS HUMANOS....................................................................... 10
  1. PARCEIROS.......................................................................................... 11
  1. AVALIAÇÃO.......................................................................................... 11
  1. CRONOGRAMA.................................................................................... 12
  1.  REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA......................................................... 13

Apresentação

O Primeiro Grupo de Famílias será realizado no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial em Aimorés – Minas Gerais. Gostaria de falar sobre essa política de saúde onde estou estagiando e estou apaixonada pelo mesmo – CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, nele existem serviços de saúde mental voltado para o tratamento intensivo ou semi-intensivo de portadores de sofrimento mental, onde esses usuários são pessoas especiais e merecem um cuidado melhor na unidade.

Pensando nisso eu estagiaria de serviço social juntamente com a assistente social e coordenadora do CAPS Luciana Gonçalves Barros decidimos transformar o meu projeto de intervenção em Ação, pois foi bem aceito por toda equipe do CAPS, pelo meu tutor de sala e orientador acadêmico Vitor Carlos, enfim volto a apresentar esta proposta para começar a agir em 2012.

O grupo de apoio as famílias dos usuários do CAPS, será implantado no CAPS de Aimorés- MG, sendo esta unidade referência de atendimentos a pacientes com transtorno mental.

O objetivo central do grupo de famílias e amenizar a exclusão social que os usuários do CAPS enfrentam no seu dia a dia e sendo assim apoiando as famílias tornando-as parceiras dos trabalhos desenvolvidos no CAPS.

E como já foi estudada na web aulas passada A saúde é direito de todos e dever do Estado.

Espera-se que este grupo reúna famílias e amigos destes usuários, criando um espaço de debates, oficinas terapêuticas entre eles e propondo ações decisivas que atendam a esta demanda que ainda é tão precária em nossa cidade.

CAPS - Centro de Atenção Psicossocial

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.

Os CAPS deverão obedecer a alguns princípios básicos: devem se responsabilizar pelo acolhimento de 100% da demanda dos portadores de transtornos severos de seu território, garantindo a presença de profissional responsável durante todo o período de funcionamento da unidade (plantão técnico) e criar uma ambiência terapêutica acolhedora no serviço que possa incluir pacientes muito desestruturados que não consigam acompanhar as atividades estruturadas da unidade. A atenção deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a idéia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

Os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se diferenças regionais, contribuições técnicas dos integrantes de sua equipe, iniciativas locais de familiares e usuários e articulações intersetoriais que potencializem suas ações. O CAPS deve considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica, incluindo medicamentos, de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.

A portaria Gm/336/2002 nos traz alguns critérios mínimos para definir um CAPS, seu tempo de funcionamento mínimo e de 8 às 18 horas, em dois turnos, durante 5 dias úteis da semana (CAPS l e CAPS II); contudo há aqueles que funcionam 24 horas de segunda a segunda (os CAPS III), realizam prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos severos e persistentes em sua área territorial.

Os CAPS funcionam em área física e independente de qualquer estrutura hospitalar, eles oferecem recursos terapêuticos, atendimentos a família, atividade de suporte social e inserção comunitária, oficinas terapêuticas e visitas domiciliares.

A necessidade de possuir um CAPS depende do porte do município, a média é de um CAPS a cada 100.000 habitantes.

Há duas funções possíveis para um CAPS, que dependem do lugar que ocupa no Projeto de Saúde Mental. Uma delas consiste em atuar com um espaço intermediário entre o nível básico e o hospital psiquiátrico, atendendo os casos de relativa gravidade, porem preferindo encaminhar os mais difíceis e graves: nesse caso, o CAPS funciona como um serviço complementar ao hospital. A outra é quando integra um conjunto de ações e serviços que dispensam esta retaguarda, ou seja: quando se integra numa rede de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico.

O CAPS no acolhimento das crises graves:

  • Muitas vezes, os CAPS acabam por encaminhar casos mais graves ou difíceis ao hospital psiquiátrico.
  • Assim, na primeira possibilidade, um CAPS pode vir a recorrer ao hospital, por não dispor de alternativa no momento- por exemplo, por que na o funciona ainda 24 horas, ou não conta com leitos para pernoite em hospital geral. Contudo, estes encaminhamentos só se fazem em ultimo caso, sabendo a equipe que esta não e a melhor opção pro paciente.

JUSTIFICATIVA

Devido aos problemas sociais, convivência discriminativa com a sociedade, muitos moram em locais de difícil acesso e distantes dos CAPS, sendo este ultimo um agravante isto que ainda não temos veículo destinado ao transporte dos pacientes e acompanhantes, muitas vezes, com todas essas dificuldades, o usuário e os familiares demonstram resistência para se deslocar ate o CAPS.

Diante do exposto, propomos a criação de um grupo de apoio aos familiares dos usuários do CAPS, idéia essa que nasce da observação das dificuldades mencionadas na tentativa de minimizar essa problemática, apoiando os familiares e conhecendo seu contexto familiar, sua historia de vida, cultura, valores e saberes, enfim suas especificidades, para que então envolvendo a família do usuário a mesma se torne parceria e auxilie nos trabalhos prestados aos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com