TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do movimento de reconceituação

Por:   •  15/6/2021  •  Dissertação  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social

Foi um importante processo onde houve uma reconceituação, mudança, para o serviço social brasileiro e latino americano. Ele tem um caráter latino americano mais não é um todo homogêneo, possui suas particularidades conforme a necessidade nacional de cada país. Esse movimento é um reflexo de uma conjuntura que vai exigir do serviço social mudanças em seu interior, teóricas e metodológicas. O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

A prática dos assistentes sociais anterior, era de subalternidade, agiam como meros executores de políticas sociais, pois reproduziam um sentido de ordem na autocracia burguesa, agiam como mantedores da ordem e controle da sociedade. Com a reorganização da sociedade por parte do Estado, foram feitas mudanças no país que refletiram modificações ao cenário do Serviço Social em dois âmbitos: o da prática e da formação profissional.

Em meados da década de 60, havia a necessidade de controlar a classe operária, e para isso houve o reconhecimento da "questão social", a racionalização e o controle do operariado, por parte do Estado, estavam presentes na ação das jovens pioneiras motivadas pela justiça social sustentada na doutrina social da Igreja. A gênese do projeto de intenção de ruptura teve sua emersão em 1966 com o movimento de reconceituação na América Latina, considerada a primeira aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, que estabeleceu uma crítica ao Serviço Social tradicional e propôs um novo projeto de formação profissional. A efervescência do movimento de reconceituação possibilitou a solidariedade às lutas de resistência contra as ditaduras com violenta repressão no continente.

É o processo de renovação do serviço social que inaugura o pluralismo na profissão, o qual vai permitir que a profissão saia do discurso monolítico pra expor de forma muito clara diversas perspectivas teóricas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com