TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociologia enquanto ciência surge com o objetivo de dar respostas racionais aos problemas da sociedade trazidos com a estrutura social moderna

Por:   •  7/4/2017  •  Monografia  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 2

A sociologia enquanto ciência surge com o objetivo de dar respostas racionais aos problemas da sociedade trazidos com a estrutura social moderna.

O advento da modernidade consolida-se com a Revolução Industrial e está intimamente ligado com o desenvolvimento do capitalismo. Dessa forma a solidariedade social em seu âmbito orgânico relaciona-se com esse fenômeno através da evolução dos métodos de trabalho e sua divisão. A modernidade passa a ser compreendida com a análise da solidariedade social, uma vez que as inquietações dos indivíduos da sociedade trouxeram as mudanças, cujas desencadearam o processo de migração à modernidade. Essa modernidade por sua vez trouxe novos fatores de divisão para a sociedade, os quais são os pressupostos para a solidariedade social.

Num primeiro momento a solidariedade é mecânica e parte dos pressupostos de crenças, valores e noções sociais comuns aos indivíduos de agrupamentos humanos do tipo tribal formado por clãs. É característica prevalente das sociedades primitivas ou arcaicas essa desenvoltura da solidariedade social. Os indivíduos são atraídos pelos seus sentimentos coletivos, além de serem ligados pela condição de existência deste tipo coletivo.

Já a solidariedade orgânica se caracteriza pelo fato de os indivíduos terem interesses individuais bastante distintos e a consciência acentuada. Já não são comuns aos indivíduos os valores e crenças sociais, pelo contrário são distintos.

Esse tipo de solidariedade pode ser compreendida a partir do conceito econômico pois se desenvolve em ambientes capitalistas. Além disso a divisão econômica do trabalho social é mais desenvolvida e complexa e se expressa na variedade de atividades e especializações. E justamente essa variedade de diferenças entre os indivíduos faz com que se estabeleça uma relação de interdependência entre os mesmos.

A coesão social na solidariedade orgânica não está respaldada em valores, costumes ou tradições compartilhadas, antes está em códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas, ou seja, o direito.

O direito apresenta-se de forma repressiva ou restituitiva. A preocupação do direito repressivo é punir através da imposição de dor, humilhação ou privação de liberdade aquele que não cumpre determinada norma social, ou da consciência coletiva. O criminoso agride uma regra importante para a coletividade e deve pagar por sua infração.

Já no direito restituitivo as situações perturbadas devem ser restauradas, devem retornar a seu estado original. Dessa forma o infrator deve reparar o dano que causou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com