TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética empresarial

Pesquisas Acadêmicas: A ética empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

Ética e Administração

Primeiramente a palavra ÉTICA vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados, quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade, é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas,tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a necessidade de utilizar a ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes. Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem. A permanência destas organizações depende exclusivamente da fidelidade de seus funcionários e clientes, o modo em que elas agem com o meio ambiente e suas boas ações são primordiais na busca pela sobrevivência.

Muitas empresas dizem ter compromisso social, quando na verdade elas adotam, mas uma pratica de marketing que leva o termo ‘Compromisso Social’. O marketing é uma prática bem antiga, mas é de extrema eficiência na hora de aumentar os lucros de uma empresa. No entanto, essas técnicas usadas em planejamento de marketing algumas vezes vão de encontro à ética.

Uma empresa pode satisfatoriamente obter seus lucros mantendo a sua ética. Para isso existem varias maneiras legais de fazer isso acontecer, mesmo sabendo que o lucro é a parte sensível de toda uma organização. Assim, pode-se dizer que a obtenção do lucro é um dos fatores advindos as satisfação dos clientes, pois é objetivo do negocio, que a empresa desenvolve para cumprir suas metas. Tendo como retorno o resultado de seus serviços prestados. Dos pontos negativos, vale ressaltar as práticas ruins e antiéticas que levam uma corporação a situações de constrangimento por parte da sociedade ou da justiça.

Cabe a cada profissional, manter a sua dignidade e postura quando presente a situações onde se exige uma decisão rápida que seja de interesse da empresa. Pois um profissional é parte de um grupo e em determinadas situações deve por direito representar o grupo como um todo. Cabe a este estar preparado e qualificado para enfrentar situações do tipo.

Valores éticos é um conjunto de ações que auxiliam membros de uma empresa a tomarem decisões de acordo com os princípios de cada empresa, uma ação bem sucedida facilita relação entre a empresa e seus colaboradores.

Código de ética; é um instrumento que busca a realização de princípios, visão e missão de uma empresa. Para definir a sua ética e forma de atuar no mercado, cada empresa precisa ter a sua orientação quanto a política que adota. O sucesso de cada empresa depende dos funcionários, colaboradores e seus clientes. Por isso é importante a aplicação do código de ética, pois é dessa forma que cada individuo passa a ter seu comprometimento com a organização.

O conteúdo de código de ética é formado por um conjunto de políticas e praticas especificas, atuando sobre os campos mais vulneráveis. Todo esse material é reunido em um relatório de fácil entendimento para que todos os interessados possam facilmente compreender.

A vantagem do código de ética é diretamente com seus clientes e interessados, pois isso ajuda a manter a imagem da organização e a fidelidade com seu publico. Essa ação também é muito importante para estabelecer uma relação mais próxima de seus funcionários e fornecedores.

A ética profissional no filme “ Amor sem Escala “

Ryan é um profissional contratado por empresas exclusivamente para demitir funcionários de todas as empresas do mundo, com método diferenciado, o mesmo também é palestrante especializado que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carregar durante nossas vidas, querendo assim que esvaziemos nossas mochilas, que tenhamos uma vida sem compromisso e sem responsabilidades. O filme retrata diversas cenas de pessoas que são demitidas, que perdem posição no mercado de trabalho, e todos os problemas que estão relacionados a tal fato. A questão é que, o especialista em demissão de funcionários não tem nenhum tipo de relacionamento com os mesmos, não sabe do histórico do funcionário na empresa, fazendo com que o mesmo funcionário se decepcione com a organização e muitas vezes revoltando-se com a CIA e fato também que fica inconformado com a perda do seu trabalho. No entanto, são oferecidos para os colaborados que são desligados da empresa BENEFICIOS, Ryan mostra para funcionários os novos horizontes, as novas oportunidades no mercado, após noticia da demissão candidatos, alguns ficando até entusiasmados e seguindo os conselhos do mesmo, onde tais benefícios servem de consolo para muitos colaboradores. As empresas que recorrem a esse serviço estão totalmente preocupadas com sua imagem, quando um colaborador é demitido com respeito e dignidade, oferecendo serviços para o mesmo se reintegrar novamente no mercado, provavelmente ele não falará mal da empresa, preservando a imagem da mesma e mantendo seu respeito no mercado. Caso contrario a empresa ficaria com uma imagem péssima diante do mercado, fazendo assim, um assunto para ser tratado com bastante delicadeza, já que envolve o bem estar e qualidade de vida para com o funcionário e a imagem da empresa que é de suma importância para todos. Portanto é necessário percebemos que um especialista em desligamento de funcionários tem seus pontos negativos e positivos, onde tal assunto deve ser tratado com total fragilidade, pois envolve os pontos essenciais de uma organização. As coisas começam a ter outro sentido quando o seu chefe contrata Natalie, uma jovem que teve a idéia de implantar uma nova forma de demitir as pessoas, ela propôs que os consultores fizessem as demissões por vídeo conferencia (internet), a idéia de fazer as demissões pela internet seduz o chefe de Ryan, pois a empresa teria uma enorme redução de custos evitando o deslocamento dos consultores, Ryan se opõe, não apenas pelo fato de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com