TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO FILME ROSA LUXEMBURGO

Por:   •  24/4/2016  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  2.049 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAIBA

Curso: Serviço Social P4.

Professor: Ninno Amorim.

Discente: Renata da Silva Pereira.

MARGARETHE VON TROTTA. Rosa Luxemburgo, 1986.

Apresentação:

O Filme Rosa Luxemburgo foi dirigido pela cineasta alemã Margarethe Von Trotta, que possui uma vasta carreira cinematográfica, estreou no ano de 1986, em seu elenco destaca-se a atriz Barbara Sukowa no papel principal, interpretando Rosa Luxemburgo, acompanhada de Daniel Olbrychski como o seu amante Leo Jogiches, Otto Sander no papael de seu amigo Karl Liebknecht e nos papéis secundários, Adelheid Arndt como Luise Kautsky e o ator Jurgen Holtz como Karl Kautsky. Trata-se de uma narrativa sobre vida da revolucionária Rosa Luxemburgo, com enfoques principais em seu período político e intelectual, principalmente em suas atividades dentro do Partido Social Democrata na Alemanha.

 Margarethe conseguiu apresentar os principais momentos da vida de Rosa Luxemburgo, que buscou idealizar seu propósito revolucionário a favor da classe trabalhadora, com influência do pensamento marxista, Rosa acreditava que a revolução só seria concretizada a partir da consciência das massas trabalhadoras e de uma greve geral. Junto com seu amigo Karl Liebknecht, também marxista, lutou por uma revolução na Alemanha com o propósito de uma sociedade igualitária.

Argumentos do filme:

Margarethe consegue retratar em sua trama um conturbado momento político vivido pela Alemanha durante o século XIX e dentro dessa conjuntura a revolucionária Rosa Luxemburgo se junta ao Partido da Social Democracia, buscando concretizar seu ideal de uma sociedade emancipada.

 Intelectual Marxista, Rosa se mostra preparada para efetivar suas ações além da ala feminina do partido, firme em seu ideal, encontra desafios que vão além da perseguição política, a luta para desmontar o pensamento nacionalista presente no partido da social democracia Alemã também se torna um desafio para ela, esse que se posiciona em defesa da guerra por entender que se deveria defender a nação, favorecendo assim a evolução capitalista.

Nos seus discursos críticos sobre a posição do partido, Rosa Luxemburgo sempre utilizou argumentos inspirados no marxismo revolucionário, defendendo a luta das massas trabalhadoras, para ela a revolução se daria a partir de uma greve geral dessas massas, tais argumentos resultaram em grandes embates com os principais intelectuais do SPD. Para Rosa, a massa trabalhadora desenvolveria a sua consciência de classe a partir das lutas contra a monarquia Alemã, e o partido deveria ser o grande instrumento para a formação intelectual dos trabalhadores, acreditava também que a Revolução deveria ser internacional e que seu início precisaria se dar nos grandes polos industriais.

As prisões foram outros desafios enfrentados pela revolucionária durante sua existência, mas esses nunca abalaram a sua coragem, pois, seu ideal sempre permaneceu concreto em suas ações. Rosa Luxemburgo, durante toda sua vida buscou concretizar seu propósito revolucionário, a possível revolução comunista seria a vitória dos operários contra as desumanidades produzidas pelas classes dominantes.

Análise do filme:

O filme nos permite uma reflexão crítica sobre as contradições pertinentes aos movimentos sociais. Durante a trama são retratados momentos de preconceito contra a mulher, dentro do filme a vítima se torna Rosa, assim como a fragilidade dos movimentos e contradições presentes nos partidos que tem como proposta um ideal, mas que por circunstâncias, pressões e conflitos entre os membros, acabam efetivando ações contraditórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com