TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA DO CORAÇÃO

Exames: ANATOMIA DO CORAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS,

LETRAS E SAÚDE DE UBERLÂNDIA

CRISTIELE LAIANE GOMES

ENFERMAGEM 6º PERÍODO

ANATOMIA DO CORAÇÃO

O coração tem formato de cone, é relativamente pequeno, medindo em torno de 12 cm de comprimento, equivalente ao tamanho do punho fechado (TORTORA, 2002). O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido estende-se do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo. A posição do coração, no mediastino, é mais facilmente apreciada pelo exame de suas extremidades, superfícies e limites. A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita (NETTER; FRANK, 2000)

SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular é composto por uma série de tubos, que são os vasos sanguíneos, entre os mesmo, percorre um fluido (sangue) e células, e esse sistema é ligado ao coração. Uma das principais funções do sistema cardiovascular é transportar matéria para todo o corpo, e esses componentes transportados são os nutrientes, gases e água, entretanto, outra função do sistema é remover resíduos liberados pela célula até o fígado para serem metabolizados (SILVERTHORN, 2003).

FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência. O transporte de gases e de responsabilidade dos pulmões, o transporte de nutrientes, transporte de resíduos metabólicos, transporte de hormônios, transporte de calor distribuição do mecanismo da defesa e coagulação sanguínea. (SILVERTHORN, 2003)

FISIOPATOLOGIA

A maioria das doenças cardiovasculares está associada à aterosclerose, nesta doença se forma depósitos contendo LDL - colesterol (também conhecido como colesterol ruim) e gorduras neutras (placas de ateroma) no interior do vaso. Esta situação faz com que se origine uma resposta inflamatória que altera componentes do vaso, pode se desenvolver fibrose alterando progressivamente e perigosamente o vaso, tornando-se uma cascata, pois quanto mais alterado maior o risco de se aderirem à parede do vaso. Gradualmente desenvolve-se fibrose dos tecidos situados ao redor ou no interior dos depósitos gordurosos e, frequentemente, a combinação do cálcio dos líquidos orgânicos com gordura forma compostos sólidos de cálcio que, eventualmente, se desenvolve em placas duras, semelhantes aos ossos. Dessa forma, no estágio inicial da aterosclerose aparecem apenas depósitos gordurosos nas paredes dos vasos, mas nos estágios terminais os vasos podem tornar-se extremamente fibróticos e contraídos, ou mesmo de consistência óssea dura, caracterizando uma condição chamada arteriosclerose ou endurecimento das artérias. A arteriosclerose, muitas vezes, causa a oclusão dos vasos, levando a outras complicações cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Doença das Artérias Coronárias, a Cardiopatia Isquêmica - redução do Iúmen das artérias coronárias, este estreitamento pode causar Angina de Peito ou Infarto do Miocárdio (BRUNNER e SUDDART, 2005).

Doença Arterial Coronariana

Para Tortora (2002),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com