TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FASES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  5/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Curso de Serviço Social –Noite

Vanessa Gomes dos Santos

AS FASES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Belo Horizonte

2019

Movimentos Sindicais

Teve inicio no final do século XIX e está envolvido com os processos que transformarão a economia brasileira, onde ocorreu se trocou o trabalho escravo para o assalariado, onde se transferia todo o lucro as indústrias, e o poder ficavam nas mãos doa burguesia. E tinham como forma de organização, união operária, as sociedades de socorro de ajuda mútua, que com a chegada da indústria começou a se organizar em divisão de atividade assim aparece o sindicato.

O conhecido movimento sindical no Brasil não pode ser compreendido fora do político e do contexto histórico. A sociedade tem como ponto de vista, o sindicato surgiu com processo de relações sociais envolvendo os grupos que tinham interesses diferentes entre si, que tiveram posições diferentes, posição de força contraria dentro do campo de poder do campo de trabalho e, e nem sempre podiam participar politicamente em carater de igualdade.

O sindicato cresceu em conjunto com o trabalho brasileiro, que se destacou como um segmento formado em facções diferentes, e tinham um comportamento políticos e formas de atuação distintas, orientadas por ideias e linhas de pensamento não coincidentes entre si. A classe dos patrões por sua vez nem sempre obedecia a resolução do Estado da mesma forma. E empresas distintas abordavam medidas próprias envolvendo os seus operários, e nem sempre era em concordância com as organizações de outras industrias faziam. Já o Estado programou medidas e determinou leis  que eram ao favor de um grupo; hora de outro grupo. Isso fica mais claro com uma analise de seu contexto histórico.

Entre os anos de 1889 a 1930 aconteceu a República Velha, onde era predominado como um ideário político onde o liberalismo em sua vertente mais fiel, o governo de poucos e de grandes proprietários rurais, e que não cabia ao Estado organizar a assistência social, as interferência do governo elas eram vista como violação da liberdade do exercício profissional.

De 1930 a 1945 já era o ano da Era Vargas, logo após o poder do velho governo de poucos. Este novo Estado que apareceu ele defendia o poder do desenvolvimento econômico em base no crescimento industrial, construção de novas ferrovias, na defesa nacional. Era uma nova visão de Estado centralizado e autoritário. Em representação de manutenção da ordem social, isolava o conflito social e obrigava a cooperação entre os trabalhadores e os patrões, com o Estado supervisionando. Assim os empregados e os empregadores eles tinham que se filiar a sindicatos que eram controlados pelo governo.

Já no ano 1945 a 1964 foi o ano da Era Nacional, depois de Vargas cair, e ter a convocação para novas eleições presidencialistas e legislativas na data de  dezembro de 1945 o Brasil pode vivenciar a sua primeira experiência de ato democrático na história. Os Governos, militares, empresários e os trabalhadores poderá se posicionar de modo contrario relação das principais questões do interesse nacional na época (Guerra Fria, o petróleo e ate mesmo a política sindical e trabalhista). O movimento sindical que aconteceu nesse período teve um estreito envolvimento com os partidos políticos ao qual reforçava a cooperação e as entidades de cúpula, se afastando dos operários e de tambem de seus interesses econômicos e políticos.

E enfim do ano de 1985 ate o ano de 1964 foi da Ditadura militar, no regime militar os sindicatos foram reprimidos. E justamente no período militar que aconteceu o aumento de novos setores no fator da economia, principalmente o bens de consumo que duravam de capital. Aconteceu com os metalúrgicos das empresas automobilísticas e tambem empresas siderurgia, as maquinas e os equipamentos, de São Paulo foi que apareceu o novo movimento sindical. E esse movimento ele teve como origem na crítica à política econômica do governo militar , principalmente a que se envolviam os salários, tambem nas lutas pera se ter o direito de greve, autonomia e liberdade sindical, pelo direitos democráticos e na defesa de negociação direta com o patronato, afirmando assim o seu compromisso com os trabalhadores.

Novos Movimentos Sociais

Os novos movimentos sociais eles podem ser delineada sendo uma sentença da organização de uma sociedade civil. E assim elas trabalham de forma coletiva como uma teimosia de exclusão pela inclusão de luta. E com as ações dos grupos é que são representadas as demandas sociais das variadas classes sociais. E as demandas ela somem em varias atividades de manifestações de ocupações e manifestações ao qual organiza um mobilização social, assim chando a atenção de vários indivíduos para determinados grupos, de acordo com Gohn (2011) ele destaca essas relações, provocam em seus manifestantes um sentimento de pertencimento social. As pessoas excluídas elas passam a sentir abrigados em algum tipo de ação de grupo ativo.

De acordo com este raciocínio, Ferreira (2003) ele protege a questão dos Movimentos Sociais assim se da a partir de ações de alguns grupos organizados aos quais tem como objetivo determinados fins. Conforme o que diz o autor, os novos movimentos sociais eles se constitui como tal por causa de varias ações coletivas do grupo organizado assim ele tem como objetivo chegar em um consenso de mudanças sociais por entremeio da luta política, com conceito de valores ideológicos divididos cobrando uma determinada realidade a qual se caracteriza por algo impeditivo da realização dos anseios de tal movimento.

Gohn (2014) classifica o seu perfil gerais como um movimento social. Conforme a autora, para que possa ser avaliado um movimento social, deve acontecer uma liderança, uma base e uma demanda. E também ela fala que deve acontecer ainda opositores e antagonistas, conflitos sociais, um projeto sociopolítico, entre outros. Scherer-Warren (2006) vai ao encontro com Gohn (2014) ao constituir os novos movimentos sociais ao redor de uma não definição de conceitos coletivos ao qual possui opositores ao redor de um projeto social. Medeiros (2014) ele fala como exemplos de Movimentos Sociais o Movimento Negro e Movimento Indígena. Ambos movimentos se juntam pela força de uma identidade étnica e lutam contra o adversário do colonialismoracismo e apropriação, teve como um objeto de luta o reconhecimento de suas identidade, suas tradições, seus valores e até mesmo de manutenção de um território que vive sob constante ameaça de invasão, como é o caso das reservas indígenas e das áreas de quilombos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com