TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES SOCIAIS NO BRASIL E SUAS EXPRESSÕES HOJE

Por:   •  21/9/2015  •  Dissertação  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2 AS QUESTÕES SOCIAIS NO BRASIL E SUAS EXPRESSÕES HOJE................5

....................................................................................................................................6

3 AS QUESTÕES SOCIAIS E A INFANCIA E A JUVENTUDE..................................7

4 VIOLÊNCIA E CRIMINALIDE...................................................................................8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10


INTRODUÇÃO

O enfrentamento da questão social vai-se expandindo diariamente, juntamente com os problemas que essa questão traz para nossa realidade. Toda essa desigualdade social que existe hoje em dia ocorre em conseqüência de uma política que é engajada de forma errada. A discussão que se forma a respeito da “questão social”, constata-se fazer parte desse enredo o analfabetismo, a pobreza, a educação, entre outros, e assim, ficamos cientes de que se trata de um contexto que não se poderá ser resolvido em um curto espaço de tempo.

Esses problemas sociais que fazem parte de nosso cotidiano são encarados pela população de forma absoluta, no entanto, os políticos fecham os olhos e não interferem pelo povo.

 A questão social, foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa no século XlX. Surgiu designando o fenômeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária. O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado.

 A questão social ainda pode ser definida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum, a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se amplamente mais social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

Nesses termos, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para o entendimento da questão social, assim como sua grande variação conceitual.

2   AS QUESTÕES SOCIAIS NO BRASIL E SUAS EXPRESSÕES HOJE

        A expressão “questão social” foi marcada no século XlX para designar o fenômeno da pauperização da classe trabalhadora. Este processo foi iniciado na Inglaterra, com a industrialização da Europa Ocidental no capitalismo em seu estágio industrial-concorrencial.

        A situação do pauperismo, somente foi designada como questão social por seus desdobramentos de cunho sócio-político. Isto quer dizer que a denominação que tal denominação como questão social deve-se ao protagonismo do proletariado insurgente no século XlX, com diversas formas de protesto e com uma perspectiva de reversão da ordem estabelecida, sobretudo na Revolução de 1848.

      Segundo Netto (2001) as formas de pobreza anteriores ao modo de produção capitalista estavam ligadas ao amplo quadro de escassez determinado pelo baixo nível de desenvolvimento das forças produtivas- materiais e sociais.

       Entendendo a questão social como fruto do processo de acumulação capitalista e tendo como base a contradição capital/trabalho, remetemos o seu surgimento no Brasil ao último quartel do século XlX, quando havia no país cerca de 600 indústrias. A questão social no Brasil apresenta similitudes com a sua gênese no cenário internacional.

       As políticas sociais têm uma relação intrínseca com a questão social, ou seja, as políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas e formas de enfrentamento.

Não se pode precisar especificamente quando ocorreu o surgimento das políticas sociais, no entanto, como processo social, elas se gestaram na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. A origem das políticas sociais é comumente relacionada aos movimentos de massa social-democratas europeus e sua generalização situa-se na passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista, em especial na sua fase tardia, após a Segunda Guerra Mundial (BEHRING e BOSCHETTI, 2008.P.47).

       Além das condições econômicas, eram necessárias condições políticas e culturais para a sustentação da expansão capitalista. Essas condições só eram possíveis a partir de compromissos e reposicionamentos das classes e seus segmentos, ajustando-se às novas condições e a difusão em massa do novo ethos consumista de massas (BEHRINH e BOSCHETTI, 2008, p. 88).

        No Brasil, a questão social, é um processo tardio. E isso se deve ao sistema colonial, que foi aqui implantado baseado no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação, que como é até os dias atuais, totalmente subordinados aos grandes centros da economia mundial, fato este que marcou a vida econômica, política, social e cultural de nosso país profundamente.

        Consideramos que a questão social em sua essência e estrutura continua sendo expressão concreta da mesma questão social eclodida na Europa Ocidental no século XlX, caracterizada por contradições e antagonismo entre as classes e desta com o Estado.

        No entanto estamos de acordo que na contemporaneidade essas se expressam sobre novas e diferentes formas, a partir dos impactos sobre as transformações no mundo do trabalho e suas relações, as particularidades ocorridas na formação social e econômica de cada país, e ainda conforme aponta Yazbek (2008) sobre as transformações nos padrões de proteção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com