TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO

Tese: ATIVIDADE DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  3.364 Palavras (14 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 14

1- QUAL É O OBJETIVO DE UMA EMPRESA ?

Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, de ser líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários, porém, o principal objetivo de uma empresa é gerar lucros e produzir poucos custos obtendo o maior lucro possível. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. Uma empresa investe em projetos viáveis, como, aquisição de ativos cujos lucros / retornos produzem os maiores lucros possíveis com menores riscos. Não é aconselhável logo de cara já ir comprando uma caminhonete do ano, sair gastando dinheiro a toa, é preciso lembrar ainda que a rentabilidade de um mês pode não se repetir no mês seguinte.

2- ATIVIDADE DE INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO

• INVESTIMENTO

Relaciona-se normalmente com operações envolvendo os ativos de longo prazo que a empresa utiliza para produzir bens e serviços, incluindo a aquisição e alienação de ativo permanente investimento imobilizado, bem como a concessão de empréstimos.

Ingressos de recursos ou entradas de recursos:

1 ) Recebimento do principal dos empréstimos concedidos;

2 ) Recebimento pela venda de participação em outras empresas;

3 ) Recebimento pela venda de ativo permanente imobilizado.

Saídas de recursos ou alocações de recursos:

1 ) Concessão ( desembolso ) de empréstimos a outras empresas;

2 ) Aquisição ( pagamento ) de títulos patrimoniais de outras empresas;

3 ) Aquisição ( pagamento ) de ativo permanente imobilizado.

• FINANCIAMENTO

Refere-se aos financiamentos concedidos à sociedade por terceiros e / ou pelos sócios. Praticamente são os valores constantes do passivo exigível de curto e longo prazo, que sejam originados de empréstimos financeiros e capital social.

Ingressos de recursos ou entradas de recursos:

1 ) Recebimento decorrente da realização do capital social;

2 ) Recebimento decorrente de empréstimos financeiro , obtido no marcado de curto ou longo prazo.

Saídas de recursos ou alocações de recursos:

1 ) Pagamento de dividendos;

2 ) Pagamento pelo resgate de ações da própria empresa;

3 ) Pagamento do principal dos empréstimos obtidos.

3- FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR

Com os seus conhecimentos técnicos e visão global do negócio, o administrador pode contribuir decisivamente quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais de uma empresa. Acompanha de perto o comportamento das entradas e saídas de fundos, do fluxo de caixa das atividades financeiras da empresa. Em conjunto com a Contabilidade, elaboram relatórios gerenciais e previsões financeiras de apoio à tomada de decisões.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucros. As funções de um administrador financeiro são:

1 ) Análises;

2 ) Planejamento;

3 ) Controle Financeiro;

4 ) Tomada de decisões de investimentos;

5 ) Tomadas de decisões de financiamentos.

4- REGIME DE COMPETÊNCIA E REGIME DE CAIXA

• REGIME DE COMPÊTENCIA

O Regime de Competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua origem ou natureza. Sob o método da competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. O Princípio da Competência reconhece a receita quando ocorre a venda, e a despesa quando ocorrida, independentemente de ter sido paga ou não.

• REGIME DE CAIXA

São as datas de recebimentos e pagamentos que determinam os registros. Sob o Regime de Caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos somente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

Este método é utilizado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Isto é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da citada atividade.

ETAPA 2

TIPOS DE NEGÓCIOS

Há três tipos principais de organização de negócios: Firma individual, Sociedade por cotas e Sociedade por ações.

1 ) Firma Individual - Uma firma individual é uma forma mais antiga de organização empresarial, pertencente a apenas uma pessoa. Qualquer pessoa com dinheiro pode comprar os instrumentos básicos de trabalho e abrir uma firma individual para começar a produzir bens ou oferecer serviços considerados comercializáveis.

A principal vantagem de uma firma individual é a facilidade de seu processo de constituição, que não requer a aprovação de nenhum órgão regulamentador. A única exceção é que algumas profissões requerem licenças para o seu exercício.

A principal desvantagem dessa forma de organização é que o proprietário é responsável por toda dívida da firma. Uma vez que sua responsabilidade é ilimitada, seus bens particulares, não utilizados no negócio podem ser perdidos para os credores.

2 ) Sociedade por cotas - A Sociedade por cotas, é uma forma de organização na qual dois ou mais indivíduos são proprietários. Pode ser encarada como uma firma individual com mais de um proprietário. Existem dois tipos de Sociedade por cotas: Sociedades Gerais e Sociedades Limitadas. As sociedades gerais têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com