TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Casos: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CONTABILIDADE INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Ciências Contábeis

7º Período

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Acadêmicos

Tutor – EAD

PROFESSOR (EAD): Me. Hugo David Santana

Tutor Presencial

Vitor

Barra do Corda – MA

Abril de 2014

CONTABLIDADE INTERNACIONAL

Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?

A Contabilidade Internacional é um grande desafio a um contador, que surge para construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. Tornando-se importante no Brasil especialmente para a convergência de valores que ocorre diariamente na Bolsa de Valores e da vinda de capital estrangeiro ao mercado nacional. Esta normatização faz com que a convergência às normas internacionais de contabilidade seja padronizada e aplicada globalmente, sem que ocorram dúvidas ou questionamentos quanto à veracidade das informações constantes nos balanços patrimoniais e financeiros.

A Contabilidade Internacional, do ponto de vista do Brasil, pode ser classificada em duas vertentes: a da Contabilidade estadunidense, cujas regras principais são conhecidas por FAS, organizadas pela entidade civil FASB - The Financial Accounting Standards Board; e as regras de contabilidade organizadas por iniciativa da ONU. A contabilidade estadunidense deve ser conhecida para fins de padronização com a contabilidade das corporações holdings daquele país, a serem seguidas pelas filiais no exterior,por exemplo. Também é exigida para o balanço (convertido em moeda estrangeira) das empresas de fora dos EUA que quiserem lançar títulos nas bolsas americanas. A SEC (órgão similar à CVM do Brasil) designou o FASB como responsável pela padronização contábil das companhias americanas.

Já a contabilidade internacional baseada nos moldes descritos a seguir, busca uma padronização para todos os países da ONU.

Os princípios e regras de Contabilidade Internacional são detalhados nos pronunciamentos IAS, IFRS, SIC e IFRIC, que foram publicados pelo IASB (International Accounting standards Board). As normas internacionais de contabilidade IAS / IFRS são publicadas em inglês que é a única versão oficial. A União Europeia realizou uma tradução livre para o português assim como para outros idiomas (Francês, Espanhol, Alemão etc.). Porém as traduções não são versões oficiais. O IASB e o IFRS estão em busca de uma convergência internacional com o FASB. Em 18 de setembro de 2002, em Norwalk (Connecticut), FASB e IASB se reuniram e divulgaram um "Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding)".

Siglas inglesas importantes

* IASC (International Accounting Standards Committee)

* IASB (International Accounting standards Board)

* IAS (International Accounting Standard)

* SIC (Standing Interpretations Committee)

* IFRS (International Financial Reporting Standard)

* IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee)

Os princípios fundamentais da estrutura conceptual da Contabilidade internacional estão definidos no texto chamado "Framework" em inglês ("Estrutura conceptual"). O texto não é uma norma internacional de contabilidade. Ele é uma descrição dos conceitos básicos que devem ser respeitados na preparação e apresentação das demonstrações financeiras internacionais. No Brasil, a prática contábil sempre teve forte influência de legislações fiscais específicas, que definiam critérios de avaliação e contabilização para diversos itens patrimoniais e de resultado. As taxas de depreciação de bens do ativo imobilizado, amplamente utilizadas pelas empresas, em evidente inobservância dos critérios adequados de depreciação que respeitam o tempo de vida útil econômica dos bens, constitui um claro exemplo desta prática.

Quais os desafios para as empresas brasileiras?

Já para as empresas brasileiras os desafios são a prática contábil sempre teve forte influência de legislações fiscais específicas, que definiam critérios de avaliação e contabilização para diversos itens patrimoniais e de resultado. As taxas de depreciação de bens do ativo imobilizado, amplamente utilizadas pelas empresas, em evidente inobservância dos critérios adequados de depreciação que respeitam o tempo de vida útil econômica dos bens, constitui um claro exemplo desta prática. O avanço da nova legislação nesse sentido foi salutar, pois permitiu que as empresas passassem a adotar critérios estritamente contábeis em suas avaliações, e que os ajustes necessários ao processo de convergência, não tivessem efeitos tributários, liberando as amarras à qual a contabilidade brasileira estava sujeita.

Nos últimos anos, com a globalização e a progressiva expansão do comércio internacional, todo cenário econômico se modificou. Grandes empresas tornaram-se ainda maiores com as fusões e as incorporações. As mudanças estão ocorrendo numa velocidade incontrolável e, diante disso, as empresas e as pessoas são forçadas a acompanhar os avanços tecnológicos.

Por outro lado, as empresas passaram a assumir inúmeras funções e responsabilidades sociais relacionadas às comunidades em que atuam à Saúde e à Educação ou relacionadas ao meio ambiente. Por consequência, essas responsabilidades passaram a ser também foco de preocupação e análise de Contadores e Auditores.

Assim, esses profissionais precisam rapidamente adaptar-se às mudanças e também ter capacidade de assimilar e adaptar-se às novas transformações que virão. A mudança no perfil do profissional da Contabilidade terá seu reflexo nas instituições de ensino responsáveis pela formação desses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com