TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenvolvimento Humano

Exames: ATPS Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP – TANGARÁ DA SERRA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

TANGARÁ DA SERRA/MT

JUNHO/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP – TANGARÁ DA SERRA MT

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho Apresentado para obtenção de nota na Disciplina de Desenvolvimento Econômico

Professor (a) EAD: Raquel Niza

Tutor Presencial: Priscila Meliane Leite dos Anjos

FLÁVIO ANDRÉ DA CRUZ - RA 397340

MARIA DE FÁTIMA RAMOS DA SILVA - RA 404052

TANGARÁ DA SERRA/MT

JUNHO/2014

INTRODUÇÃO

Neste início do século XXI, o estado de prostração econômica de diversos países revela que a questão do desenvolvimento está longe de encontrar respostas adequadas.

A emergência, desde cedo, de uma consciência desenvolvimentista como forma de superação dos obstáculos que possam impedir o crescimento econômico de países atrasados possibilita a investigação e a consolidação de diversos conceitos.

O propósito de discutir a questão do desenvolvimento econômico torna necessária a qualificação conceitual.

O trabalho de desenvolvimento econômico mostra o desenvolvimento e subdesenvolvimento, e nos fazer analisar dentro do contexto econômico dos países, para isso, serão aplicados conceitos como o P.I.B (produto interno bruto), que é um dos principais indicadores do potencial da economia de um País, assim como outras formas de mensurar o desenvolvimento econômico, que são: a Curva de Lorenz, o Índice de Gini e o I.D.H (Índice de Desenvolvimento Humano). Essas ferramentas que são usadas para análise do grupo de países cuja solidez econômica vem a se destacar no momento atual devido às crises e incertezas, os países integrantes do BRIC (Brasil, China, Índia e Rússia), finalizando será usada a ferramenta I.D.H para demonstrar o índice de desenvolvimento humano da cidade de Tangará da Serra-MT, local onde a ATPS está sendo feita.

ETAPA 1

Passo 1 (Equipe) Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), os conceitos(também os índices e dados) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Anotar as informações relevantes para serem utilizadas na redação final do artigo.

Conceitos de P.I.B (produto interno bruto)

PIB (Produto Interno Bruto), por definido como soma de todos os bens e serviços finais produzidos num determinado território econômico independente da nacionalidade dos proprietários dessas unidades produtoras, no caso o período (mês, ano) de uma região (cidade, estado, região, país). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais ou pela moeda internacional, o dólar). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer não faz parte do cálculo do PIB insumos de produção (matérias-primas, mão de obra, impostos e energia). Vale ressaltar que por bens e serviços finais, que não são consideradas as transações intermediárias, toda a produção é medida pelo preço de mercado e o P.I.B, pode ser calculado sob três aspectos:

Pela ótica de produção o P.I.B corresponde a soma dos valores líquidos, corresponde a soma de toda produção dos bens e serviços subtraído dos custos de todos os insumos utilizados para determinado fim, dos setores primário, secundário e terciário da economia, com isso soma os impostos indiretos.

Pela ótica de renda

Pela ótica do dispêndio resulta da soma de gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais variações de estoques, subtraídas as importações. Sob essa ótica, o PIB é também denominado despesa interna bruta. PIB = C+I+G+X-M.

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte:

PIB = C+I+G+X-M.

Onde:

• C (consumo privado),

• I (investimentos totais feitos na região),

• G (gastos do governo),

• X (exportações) e

• M (importações).

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região. O PIB do Brasil no ano de 2007 foi de 2,558 trilhões de Reais (com crescimento de 5,4% sobre o ano de2006).

Índice de Desenvolvimento Humano - IDHO Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido pelo economista paquistanês Mahbub ul Haqcom a colaboração do economista indiano Amartya Sen em 1990 e desde 1993 tem sido utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por incumbência promover a eliminação da pobreza e o desenvolvimento em substituição ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que avalia apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

O IDH além de levar em consideração o PIB per capita, isto por habitante, ajustado pelo poder de compra da moeda em dólar para eliminar as diferenças do custo de vida entre os países. Também considera a educação em todos os níveis através do índice de analfabetismo e a taxa de matrícula e a longevidade (expectativa devida e taxa de mortalidade infantil).

O IDH é uma medida padrão usado para comparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com