TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Quimica 1 Aluminio

Artigo: Atps Quimica 1 Aluminio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

1. Alumínio

O Alumínio (símbolo Al) é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre ficando atrás apenas do silício (símbolo Si), e do Oxigênio (símbolo O). Não se encontra alumínio na natureza em sua forma pura, pois o mesmo apresenta reatividade química relativamente alta o que faz com que o Alumínio tenda a se combinar com outros elementos formando compostos. Tendo como principal fonte de extração o minério Bauxita.

A Bauxita é encontrada em camadas lisas perto da superfície terrestre se estendendo por grandes áreas. O modo de encontrar a Bauxita é colhendo amostras em vários locais dentro de uma área, determinando quantidade e qualidade do minério.

2. Características físico-químicas Alumínio

Tabela 1características do Alumínio

Símbolo Al

Número atômico 13

Massa atômica 26,98154g/mol

Ponto de fusão 660,45 °C

Ponto de ebulição 2520 °C

Densidade 2,7 g/cm3

Fonte: Adaptada de <http://ciencia.hsw.uol.com.br/aluminio1.htm> Data de acesso:06/Set/2013

O Alumínio é um metal de cor branco-prateado, leve, sem odor característico, brilhante bom condutor de calor e de energia, não magnético, não emite fagulhas e é 100% reciclável o que permite uma grande economia de energia tornando-o mais atrativo para a indústria. Por apresentar reatividade química relativamente alta reage com a agua a 180° C produzindo o Hidróxido de Alumínio e Hidrogênio, e com outros Óxidos metálicos produzindo o respectivo metal e Oxido de Alumínio. É resistente a corrosão quando entra em contato com o Oxigênio forma uma película fina resistente e protetora chamada de Oxido de Alumínio (alumina).

Sem o uso do Alumínio no dia a dia certos produtos que conhecemos não existiriam ou talvez tivessem outra forma ou peso. Devido a suas propriedades o Alumínio se tornou muito útil a sociedade moderna, sendo usado na fabricação de panelas e artigos de cozinha, por sua boa condução de calor, em carros, equipamentos elétricos, blindagens, portas, janelas, divisórias, latas, material estrutural de aviões e em produtos nos quais a sua presença fogem de nossa percepção.

Considerando a quantidade de Alumínio utilizado nos materiais fabricados hoje ele passa a ser de grande utilidade na nossa economia e indispensável ao nosso modo de viver.

3. O aço pode ser substituído pelo Alumínio

Em boa parte o aço pode sim ser substituído pelo alumínio como por exemplo em latas e utensílios de cozinha onde as propriedades do alumínio como leveza e melhor condução de calor trazem economia no transporte e o gasto de energia elétrica é reduzido. Além disso pelo alumínio ser mais fácil de reciclar que o aço e ter um melhor reaproveitamento da matéria torna-se vantajoso o uso do material nesse mercado. Como também na fabricação de portas e janelas peças automotivas entre outros onde o alumínio em comparação com o aço resiste mais as adversidades climáticas e tem maior resistência a oxidação tornando seu custo beneficio vantajoso a quem adquire o produto.

Mas em alguns casos o alumínio não pode substituir o aço como por exemplo em peças ferramentas e maquinários na qual a força de torção é maior do que a resistência do alumínio em suportar as cargas tenções temperaturas ou pressões a ele impostos. Um exemplo pratico acontece nos motores a combustão a diesel para que trabalhem dentro das normas de emissão de poluentes é preciso que trabalhem em maiores preções e temperaturas elevadas .Nesse caso é necessário a utilização do aço uma vez que se a peça fosse de alumínio derreteria ou deformaria.

4. Produtos obtidos a partir da bauxita

Hidróxido de alumínio, sulfato de alumínio, zeólitas, cloreto de alumínio, Óxidos de alumínio, alumínio metálico, carboxilatos de alumínio, organometálicos de alumínio, alcóxidos de alumínio, e anidro.

5. Substâncias inorgânicas e sua classificação (ácidos, bases, sais ou óxidos)

Al(OH)3 hidroxido de alumínio(Base)

Al2O3 Oxido de alumínio (Oxido)

AlCl3 Cloreto de alumínio (Sal)

Na[Al(OH)4] Aluminado de sódio (Sal)

Al2(HO)6 Cloreto de alumínio (sal)

Al2(SO4)3Sulfato de alumínio (Base)

KAl(SO4)2Sulfato duplo de alumínio (Base)

6. Compostos obtidos a partir da bauxita e utilização nos processos industriais.

Al2(SO4)3Sulfato de alumínio.

Utilizado principalmente no tratamento de agua onde é utilizado como agente floculante, também é utilizada no tratamento do couro indústria farmacêutica, têxtil entre outras.

AlCl3 Cloreto de alumínio.

Importante catalisador em reações de Friedel-Crafts nas indústrias química e petroquímica

KAl(SO4)2Sulfato duplo de alumínio.

Este composto é utilizado na indústria farmacêutica e do couro, mas sua principal utilização nos dias de hoje é como aditivo na produção de cimento marmoreado e gesso.

Al(OH)3 hidróxido de alumínio.

Utilizado na indústria de papel, tintas, cremes dentais, vidros indústria farmacêutica, retardante de chamas e cerâmicas.

7. Fluxograma do Alumínio

Fonte: com base na ATPS

8.Ciclo do Alumínio

Fonte: Grupo de ATPS

Considerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com